Relatório de

Sustentabilidade

2012

Sociedade GRI 4.14 GRI 4.15 GRI 4.16 GRI 4.17 GRI SO1 GRI EC8

Transformando consumidores em fãs

Rede Solidária

A formação de uma rede de alimentação permitiu ampliar a capacidade de atendimento das empreendedoras desse ramo, visando aproveitar a demanda de mercado e fortalecer o desenvolvimento das participantes com uma atuação em um grupo maior. São mais de 50 mulheres, residentes em regiões de alta vulnerabilidade, que passaram a prestar serviços de coffee break para empresas e a gerenciar os Espaços Solidários (lanchonetes instaladas dentro das fábricas da Whirlpool, onde elas vivenciam a rotina de um estabelecimento comercial e vendem seus produtos).

 

“Tudo o que aprendi foi aqui. Coisas que eu não tinha noção nenhuma, como preencher um livro-caixa e fazer compras semanais adequadas, por exemplo. Hoje, minha renda mensal é quatro vezes maior do que quando eu era faxineira e a minha vida melhorou em todos os sentidos.”

Maria Aparecida Jardim dos Santos, a Cida, do Sabor Solidário, empreendimento que gere o Espaço Solidário da unidade São Paulo

Rio + 20

Um dos eventos mais relevantes para a empresa na divulgação de boas práticas e discussão sobre os desafios ambientais e sociais foi a conferência Rio + 20, evento organizado pela ONU no Rio de Janeiro. A Whirlpool foi uma das patrocinadoras do Fórum de Sustentabilidade Empresarial “Inovação e colaboração para o futuro que queremos” e promotora de debates, um deles foi sobre formas de promover a educação do consumidor para a sustentabilidade. Já o Consulado da Mulher participou de um debate sobre igualdade de gênero. Visando divulgar seu trabalho, que pode ser replicado por interessados no empreendedorismo feminino, o Consulado também participou da ONG Brasil, outro evento relevante no ano, com palestra sobre Economia Solidária.

Etapas do processo

* Ferramenta de melhoria contínua em quatro etapas (Plan, Do, Check, Action)

Há onze anos, a Whirlpool decidiu focar seus investimentos sociais no empreendedorismo feminino, e criou o Instituto Consulado da Mulher, uma organização social de interesse público patrocinada pela empresa e associada à marca Consul. O desempenho do Consulado, com mais de 32 mil pessoas beneficiadas desde então, vem mostrando o acerto da decisão que definiu a estratégia de investimento social da empresa.

O Consulado recebeu investimentos de R$ 3,6 milhões em 2012 e, neste mesmo período, os 160 empreendimentos assessorados geraram um faturamento total de R$ 6,5 milhões. Isso significa que cada R$ 1 investido no Instituto gera R$ 1,70 em riquezas para os que participam dos empreendimentos, suas famílias e comunidades. Os resultados vêm chamando a atenção da mídia: de 2009 a 2012, o número de aparições no noticiário tornou-se sete vezes maior.

Cada empreendimento é assessorado durante dois anos, em média, prazo necessário para conquistar autonomia e independência financeira. Nesse período, as empreendedoras adquirem conhecimentos essenciais para gerir suas atividades com consistência e sustentabilidade, tendo por base os princípios da economia solidária, equidade de gênero e comércio justo.

  Os empreendimentos atualmente beneficiados começaram a receber assessoria em 2010, e de lá para cá, aumentaram sua renda em índices superiores a 100%. Inicialmente, apenas nove dessas mulheres contribuíam com a Previdência Social; atualmente 130 compartilham este mesmo status. Além disso, o número de empreendimentos formalizados (com CNPJ) tornou-se quatro vezes maior.

  Os empreendimentos sociais assessorados estão localizados em 71 cidades, de 20 estados brasileiros. Nas regiões onde a Whirlpool tem fábrica, o Consulado atua diretamente, por meio do programa Mulher Empreendedora. Nas demais localidades, a mesma metodologia é replicada por organizações sociais parceiras, que prestam assessoria aos empreendimentos populares por meio do programa Usinas do Trabalho.

 A metodologia desenvolvida pelo Consulado é reconhecida como “tecnologia social” pela Fundação Banco do Brasil e Unesco, e foi sistematizada em 2012 em um guia básico de assessoria a empreendimentos populares e solidários.

 

Programa está na plataforma do Banco MundialEm 2012, o programa Mulher Empreendedora foi classificado na primeira etapa do Jobs Knowledge Plataform, ranking do Banco Mundial que reconhece projetos sociais de excelência em todo o mundo. Com isso, passou a figurar no site www.jobsknowledge.org, ganhando visibilidade internacional. GRI 2.10

 

* Dependentes da renda do empreendimento. Por atender mulheres chefes de família, o benefício abrange todos os seus dependentes