Relatório de
Sustentabilidade
2012
Colaboradores
Transformando consumidores em fãs
A gestão de pessoas na Whirlpool é focada no desenvolvimento dos colaboradores e no reconhecimento de performance. Esse princípio permeia todo o ciclo de gestão, desde as metas a serem estabelecidas, passando pela avaliação de desempenho até a definição de diretrizes para remuneração e benefícios. O resultado é uma estratégia voltada para o engajamento, reconhecimento e retenção de talentos.
A empresa encerrou 2012 com 15.261 profissionais. O número cresceu por conta do aumento da produção, que, por sua vez, foi impulsionada principalmente pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). GRI LA2
Treinamento e desenvolvimento
*Também participam da Escola de LíderesA diretriz para educação corporativa vigora em toda a América Latina, mas sua gestão é centralizada no Brasil. Os programas para gerir as competências e promover a aprendizagem contínua dos colaboradores permeiam todos os níveis da organização. Na área operacional, o plano de carreira é traçado por um programa chamado Carreira Horista.
A Escola de Líderes foi um dos destaques do ano. Desde que foi criada, em 2010, contribui para o alinhamento das lideranças em relação à estratégia e aos valores da empresa. Em 2012, trabalhou temas apontados como prioritários pela pesquisa global de Engajamento. Além disso, conta com alta aprovação das lideranças: no ano passado, 77% dos participantes responderam a uma pesquisa interna e classificaram a iniciativa como “ótima”, atribuindo nota 4,4 em escala de 0 a 5.
Tanto a Escola de Líderes como o Fórum HMM (debates guiados por líderes seniores com suporte em materiais teóricos da Universidade de Harvard) procuram estimular competências com base no Leadership Model. Para promover a troca de experiências, há o programa de Mentoring. Já na Manufatura, para que se aprimorem em suas funções e possam evoluir na carreira, os horistas contam com o Super 100, além de passarem por treinamentos obrigatórios de acordo com seu posto. GRI LA11
O ano também foi marcado pela estruturação da Universidade Whirlpool, que a partir de 2013, quando ocorrerá seu lançamento oficial, será o grande guarda-chuva das ações para o desenvolvimento dos profissionais da empresa. Juntas, as quatro frentes de atuação da Universidade — Academia Whirlpool, Academia de Negócios, Academia Funcional e Academia de Liderança — vão preparar os colaboradores para atingir resultados extraordinários tanto em seus papéis atuais como nos futuros.
Educação de Jovens e AdultosEm dois anos, o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) atendeu a 118 colaboradores da unidade Joinville. Em 2012, 6% dos operadores locais que não tinham o ensino médio frequentaram as aulas. Em 2013, esse grupo saltará para 41% ou mais, conforme o número de inscritos. Com essa expansão, a empresa reforça seu compromisso social e auxilia os horistas a se qualificarem para seguir carreira dentro da empresa.
* Redução é reflexo da abertura de um terceiro turno na fábrica de Joinville, necessário para atender à alta demanda, o qual estabelecia folgas em dias variados, impactando na satisfação. Providências já em andamento, como novos equipamentos, devem reverter o quadro.Satisfação comprovada GRI 4.16
Levantamentos periódicos internos e externos mostram o alto grau de engajamento e de satisfação dos colaboradores, comprovando a atenção que a empresa dá para a gestão de seus recursos humanos. Internamente, são realizadas duas pesquisas: de Engajamento e de Clima Organizacional. Nos dois casos, a adesão é alta e os resultados são considerados competitivos em relação ao mercado. Com base neles, são traçados planos de melhorias adequados às particularidades de cada unidade.
Em 2012, a pesquisa de Clima tornou-se exclusiva dos colaboradores operacionais, uma vez que os administrativos (que também a respondiam até então) já participavam da global, sobre engajamento. Com isso, a satisfação com o clima passou a ser apurada apenas no Brasil, onde estão localizadas as unidades de manufatura, que concentram a maior parte dos profissionais.
Pela 16° vez, entre as melhores para se trabalhar GRI 2.10 Uma das referências de maior credibilidade sobre gestão de pessoas é o guia Melhores Empresas para Você Trabalhar, organizado pela revista Você S/A, da Editora Abril. Em 2012, a empresa novamente entrou no ranking, onde figura desde que foi criado, há 16 anos, e no qual ficou em primeiro lugar em 2010. Outra referência importante é a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar, promovida pela consultoria Great Place to Work e publicada pela revista Época. Em sua primeira participação, a empresa ficou entre as 25 melhores, com destaque na categoria de Responsabilidade Socioambiental.
Pesquisas indicam que os profissionais estão satisfeitos
e engajados