Relatório de
Sustentabilidade
2012
Dimensão econômica
Recorde histórico de vendas
Mesmo não apresentando o desempenho esperado em 2012, a economia brasileira manteve-se em crescimento em alguns setores. Em termos consolidados, houve baixo crescimento e desaceleração do PIB, que fechou o ano com expansão de 0,9%. No entanto, o consumo das famílias continuou aquecido e foi o principal motor de crescimento em 2012, fazendo contraponto aos indicadores que decepcionaram. O consumo foi suportado por uma expansão real da renda de 3,4%, elevação de 14,1% do salário mínimo e crescimento do crédito à pessoa física em 8,1%. Com isso, a taxa de desemprego manteve-se em seu mais baixo nível histórico: 5,5%.
Nesse cenário, o governo federal expandiu o elenco de medidas macroeconômicas pontuais destinadas a estimular a atividade econômica. Um dos principais vetores dessa política foi a desoneração tributária. Graças a isso, o setor de eletrodomésticos cresceu de forma expressiva em 2012, impulsionado pelos incentivos fiscais concedidos à indústria da linha branca no final de 2011. As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) mantiveram-se em zero para fogões; em 5% para refrigeradores; e em 10% para lavadoras.
A Whirlpool lançou aproximadamente 140 novos modelos de eletrodomésticos das marcas Brastemp e Consul no ano e comercializou um volume recorde de produtos no Brasil, 8% superior ao registrado em 2011. A companhia manteve-se na liderança do mercado brasileiro de eletrodomésticos e conservou o Desoneração tributária permitiu elevar em 18% a oferta de empregos e em 8% as vendas em 2012mesmo patamar de vendas em outros mercados da América Latina. Com isso, no ranking de países, o Brasil manteve-se como o 2º maior mercado da Whirlpool no mundo, ao passo que, no ranking de regiões, a América Latina (exceto México) representa 27% da receita líquida da Whirlpool no mundo. GRI 2.7
Em contrapartida às vendas impulsionadas pela desoneração tributária, a empresa contratou 2.200 novos empregados em 2012, fechando o ano com um total de 15.261 colaboradores fixos (o número chegou a 16 mil se incluídos os temporários). Apenas para a unidade Joinville – a maior fábrica de refrigeradores do mundo – a Whirlpool contratou 850 pessoas. Isso significa que o crescimento da oferta de empregos (18%) foi superior ao crescimento das vendas registradas pela companhia (8%).
Liderar inovação sustentável