Bem-vindo ao site da Whirlpool Corporation no Brasil.

Consulado da Mulher comemora nove anos de assessoria às empreendedoras de Rio Claro (SP)

Desde 2002, mais de 12 mil mulheres já foram beneficiadas pela ação social da marca Consul em Rio Claro São Paulo, 22 de março de 2011 ? O Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, comemora hoje, 22 de março, nove anos de atividades na cidade de Rio Claro (SP), contribuindo para que mulheres de baixa renda encontrem oportunidades de geração de recursos para a melhoria da sua qualidade de vida e de suas famílias. Um exemplo de empreendedora de sucesso na cidade é Maria Aparecida Vertu. Assessorada pelo Consulado durante seis anos, Maria Aparecida, que antes atuava como fotógrafa, participou do Espaço Solidário localizado na fábrica da Whirlpool em Rio Claro e de diversas outras atividades, como a Cooperativa de Panificação, que permitiram que ela obtivesse a qualificação que precisava para alçar voos mais altos como empreendedora.  ?Neste período, passei por um grande aprendizado sobre como planejar e administrar um negócio. O Consulado me deu diretrizes que me levaram a investir em uma padaria, a Bella Siena, uma grande oportunidade que se abriu em minha vida?, conta Maria Aparecida Vertu. E completa: ?É muito bom poder realizar um sonho?. Para Leda Böger, diretora executiva do Consulado, o Instituto demonstra a cada ano o compromisso com o empreendedorismo popular. ?Todo o trabalho de assessoria prestado para geração de renda está ligado à melhoria da qualidade de vida, o que é possível graças aos Princípios Metodológicos da nossa atuação, que contemplam a Educação em Gênero, Economia Solidária e Comércio Justo. Buscamos o desenvolvimento social sustentável, com qualidade de vida para famílias e comunidades. Assim como a Maria Aparecida, centenas de outras mulheres brasileiras hoje podem realizar o sonho da geração de renda por meio de seu próprio empreendimento. Celebramos as conquistas de cada uma delas, como nossa conquista também.?, completa Leda. Em 2010, os projetos assessorados pelo Consulado da Mulher alcançaram números muito representativos, com faturamento superior a R$ 4 milhões. Este montante é 23,6% superior ao investimento realizado no  mesmo período, de R$ 3,4 milhões.  Somente em Rio Claro (SP), 135 pessoas geraram renda neste período, a partir da assessoria do Consulado da Mulher e outras 282 pessoas foram beneficiadas indiretamente. História do Consulado em Rio ClaroEm 2002, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), seriam capacitadas 160 pessoas nas áreas de padaria, reciclagem e artesanato. Com o passar do tempo e o desenvolvimento do trabalho esses grupos cresceram, mas faltava ainda acesso ao crédito para o giro do capital e compra dos meios de produção para que, desta forma, pudessem prosseguir. Para suprir essa demanda, a prefeitura municipal e o Consulado da Mulher uniram-se em nova parceria para que, em junho de 2004, surgisse o espaço do Ponto de Encontro/Usina do Trabalho, que abrigaria diversos empreendimentos nas áreas de lavanderia, artesanato e alimentação, em espaços equipados e prontos para a produção e comercialização de produtos e serviços. Hoje esse espaço concentra a maior parte das atividades do Consulado da Mulher em Rio Claro, que também atua nos bairros periféricos da cidade, realizando atividades de assessoria para a geração de renda e atuando diretamente na comunidade, com apoio de voluntários e parceiros. Para mais informações a respeito do trabalho do Consulado da Mulher e das ações na cidade de Rio Claro, basta acessar o site do Instituto no endereço www.consuladodamulher.org.br. Consulado da MulherO Instituto Consulado da Mulher é uma ação social da marca Consul, que oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade. O objetivo é que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. O Consulado da Mulher conta com uma metodologia própria de assessoria a empreendimentos populares, reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e KPMG como uma tecnologia social, replicável, eficaz e que entrega os resultados aos quais se propõe. Presente em 13 Estados do País, o Consulado da Mulher assessora 222 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.399 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 25 mil pessoas. Em 2010, o Consulado da Mulher foi escolhido pela Clinton Global Initiative (CGI), do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, para participar do encontro anual, em Nova York, e expor seu modelo de atuação. O Encontro Anual da CGI é reconhecido por reunir, entre outros participantes, chefes de Estado, vencedores de prêmios Nobel da Paz, executivos, líderes de ONGs de atuação mundial e formadores de opinião para planejar projetos específicos de enfrentamento dos desafios econômicos, ambientais e sociais mais urgentes da atualidade. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em  Rio  Claro  (SP), Joinville  (SC)  e  Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag. No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,3 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios. Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Sobre a Whirlpool CorporationA Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com. Sobre o 100º aniversário da Whirlpool CorporationFundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A Empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.