As inscrições podem ser feitas pelo site www.whirlpool.com.br/trainee2012, a partir de amanhã, 14 de abril São Paulo, 13 de abril de 2011 ? A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, abrirá amanhã, 14 de abril, as inscrições para seu Programa Trainee 2012, com o lema ?Você em grande Companhia?. As inscrições poderão ser feitas por jovens com conclusão da graduação entre janeiro de 2009 e dezembro de 2011 de todas as regiões do País pelo site www.whirlpool.com.br/trainee2012. Um dos grandes atrativos do Programa é a oportunidade de trabalho em outros países, por meio do Summer Job. Os trainees são avaliados semestralmente para garantir o acompanhamento de suas carreiras e, no final do primeiro ano do programa, concorrem ao Summer Job, conforme potencial e performance demonstrados ao longo dos meses. Aquele que apresentar performance e potencial diferenciados será enviado para uma das unidades da companhia fora do Brasil na América Latina, Europa ou Estados Unidos, para executar um projeto de três meses. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de competências específicas de liderança. ?A expectativa é que esse jovem talento amplie sua visão de negócio?, explica Nathalie Tessier, diretora de Recursos Humanos da Whirlpool. Na turma de 2010, uma trainee ficará dois meses alocada nos Estados Unidos, para realizar o Summer Job. Enquanto isso, na turma de 2011, três trainees estão desenvolvendo projetos na Argentina, Colômbia e Itália. Desde 2004, ano de criação do Programa de Trainee, 130 jovens talentos já ingressaram na Companhia e, no s últimos três anos, o retorno financeiro dos projetos foi de R$ 62 milhões. A consistência do programa, focado no desenvolvimento e capacitação de futuros líderes, também está no elevado índice de retenção: 70% de todos os participantes permaneceram na Companhia, sendo que 43% deles ocupam hoje cargos de gestão e 15% são executivos. Líder no mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America proporciona aos seus trainees uma ampla visão de negócio por meio da integração com todas as áreas da empresa durante três meses. Além do desenvolvimento de projetos em áreas técnicas, os participantes também dedicarão parte de sua carga horária a projetos específicos da área de responsabilidade social da Whirlpool. ?Percebemos que a preocupação com a responsabilidade social e sustentabilidade faz parte da vida e das expectativas desses jovens. Ao proporcionar oportunidades como essas, além de atender às expectativas desse público, criamos oportunidades de desenvolvimento únicas, relacionadas à prática dos valores da Whirlpool e do trabalho em equipe?, destaca Nathalie. Apontada como A Melhor Empresa para se Trabalhar pelo Guia Exame/Você S.A. de 2010, além de ter marcado presença no ranking desde a sua primeira edição, em 1997, a Whirlpool também foi reconhecida como A Empresa Mais Inovadora de 2010 pela revista Época Negócios e uma das 20 empresas brasileiras referência em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade. A Whirlpool mantém hoje um dos Programas de Trainee mais consistentes do mercado, alinhado com a sua estratégia de negócios e patrocinado pela alta liderança da Companhia. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag. No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,1 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios. Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.399 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas. Sobre a Whirlpool CorporationA Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com. Sobre o 100º aniversário da Whirlpool CorporationFundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.