Em comemoração ao aniversário da Unidade, a Companhia relembra sua história na cidade e realiza agenda especial com colaboradores
A Unidade da Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, completou 30 anos na capital do Amazonas dia 21 de agosto com muita história para contar e novos produtos para o consumidor. Dentre os fabricados na Unidade, a lava-louças Brastemp de 8 serviços, a mais vendida no Brasil, chega ao mercado agora com novo design e mantendo a performance e tecnologia já reconhecidas pelo consumidor, além do micro-ondas de embutir da marca Consul.
A unidade também reforça nesta data seu compromisso com as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). No pilar Ambiental, dentre diversas ações, a iniciativa mais recente da Companhia é a conversão para 100% de consumo de energia elétrica limpa e certificada. Com essa ação, a Whirlpool fortalece o trabalho que já vem sendo desenvolvido de redução de emissões de CO2 e eficiência energética da operação, reforçando a meta de ser Net Zero (compromisso de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa) em todas as operações no mundo até 2030.
No pilar Social, por exemplo, a Companhia investe, por meio de incentivos fiscais e financiamento direto, em projetos alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Só em Manaus, desde 2016, foram mais de 11 projetos na cidade, entre eles, Conhecendo os ODS, Robótica nas Escolas e Festival Energia Que Fala que apoiam empreendedorismo feminino, educação, diversidade e sustentabilidade na comunidade.
No pilar de Governança, entre as iniciativas, a Whirlpool reconhece os seus fornecedores com base em requisitos de Qualidade e ESG por meio do Supplier Awards, que identifica as principais entregas dos fornecedores ao longo do ano, considerando suas iniciativas frente ao tema ESG e também aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em sua agenda 2030.
Desde 1992, a companhia atua em Manaus contribuindo com a comunidade e atualmente é responsável pela produção de ar-condicionado, lava-louças, micro-ondas e das máquinas B.Blend. E para celebrar a data, a Whirlpool relembra sua trajetória e organiza ações em comemoração ao aniversário.
Como parte das realizações, em agosto a Companhia fará o plantio de árvores junto com colaboradores. Serão 30 mudas plantadas no entorno da fábrica de espécies como: Paricá, Faveira e Jutairana. Esta prática tem se tornado icônica na Unidade nos últimos anos, principalmente em datas comemorativas, tendo sido realizado o plantio de mais de 300 árvores nativas nos últimos 5 anos, contribuindo para a manutenção da biodiversidade local. Além disso, ao longo do ano, a Whirlpool também atuará na cidade, durante a Virada Sustentável, em prol da limpeza dos igarapés locais.
Novos produtos
Neste semestre, as marcas Brastemp e Consul trarão ao mercado diversos lançamentos importantes de produtos, incluindo fabricados em Manaus, como a lava-louças 8 serviços da Brastemp, que ganhará design mais moderno, mantendo a sua performance com a tecnologia de lavagem em alta temperatura e a função Acquaspray, que permite acúmulo de louças sem causar odores, além dos atributos sustentáveis como 5x mais economia de água comparada a lavagem a mão, menor consumo de energia elétrica da categoria e remoção das sujeiras mais difíceis com tecnologia de alta temperatura.
Já em micro-ondas, as marcas trazem novidades na linha de embutir. Os produtos da Consul ganham design moderno com funcionalidades que trazem praticidade ao dia a dia do consumidor, como o modo de tirar odor e o menu fácil com receitas práticas. Os micro-ondas Brastemp também chegam ao mercado com novo design, mais sofisticado e intuitivo, alta capacidade e 18 receitas pré-programadas.
Linha do tempo
A história da companhia no Brasil começou com outras duas operações, em Joinville (1950) e em Rio Claro (1990). Em solo amazonense, a companhia instalou sua terceira unidade em 1992, seguindo o plano de expansão no país. A principal fabricante de eletrodomésticos das categorias de cozinha e lavanderia do mundo levou até Manaus o seu DNA de inovação, focado nos consumidores, e seu legado de mais de 60 anos com os pilares de ESG, tendo a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Em 1994, a Whirlpool deu início à produção de ar-condicionado de janelas e, quatro anos depois, a unidade recebeu investimento de 4 milhões de dólares para uma ampliação de 113.000 m², com quase metade do espaço dedicado às áreas verdes e, desde então, a empresa possui preservação de biodiversidade no entorno da fábrica.
E o seu compromisso ambiental se estende a outras iniciativas, em 2012, Unidade de Manaus foi a primeira da Whirlpool no Brasil a conquistar o título de Zero Resíduos para Aterro, mantendo este título atualmente e contando com uma taxa de reciclagem de 96% sobre todo volume de resíduos gerados. De 2018 para cá, também houve a redução de 10% no volume de geração de resíduos produto produzido e de 60% da emissão de CO2. Além disso, a unidade conta com uma taxa de 99% de reciclabilidade de água no seu processo produtivo e utilização de 100% de energia elétrica limpa (certificado internacional iREC).
O legado de responsabilidade social também marca a atuação da companhia na região. O Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que investe no empreendedorismo feminino, chegou na cidade em 2007 e já beneficiou mais de duas mil pessoas em Manaus. Este ano, o Consulado da Mulher lançou uma série documental chamada “Todo Dia É Dia”, protagonizada por mulheres mentoradas pelo instituto. São 8 episódios, todos disponíveis no YouTube, que trazem as histórias emocionantes de brasileiras empreendedoras que mudaram suas realidades ao vencerem o medo de abrir o próprio negócio e conquistaram independência financeira e emocional. Cada episódio conta a história de uma personagem da vida real, como a Neurilene, uma indígena que abriu o primeiro restaurante da Comunidade Indígena Três Unidos, no interior do Amazonas.
Em 2008, a companhia deu início a expansão da produção do seu portfólio na região e começou a produzir o modelo de ar-condicionado split. Em 2011, inaugurou a produção de lava-louças, em 2014 adquiriu linhas automatizadas de micro-ondas, e estreou, em 2017, a produção das linhas B.Blend que, desde então, já recebeu aumento de capacidade.
Zelando pelos seus colaboradores e familiares, a empresa investe em ações voltadas para as mulheres como o lançamento de uma sala de lactação, o berçário, em parceria com o SESI, e o Programa Jeito de Amar que conta com profissionais da saúde abordando temas relacionados à maternidade.
Além disso, para garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores e colaboradoras, a Companhia desenvolveu globalmente o programa Be Well, com o propósito de conectar gestores e times por meio de ferramentas e recursos necessários para que possam atingir suas necessidades, objetivos, expectativas e desafios para a melhoria da vida em casa e no trabalho. Já o Programa de Apoio ao Empregado, iniciativa lançada em meio às mudanças ocasionadas pela pandemia da Covid-19, presta assistência profissional de psicólogos, assistentes sociais, advogados e especialistas financeiros, a qualquer momento e em qualquer lugar para todos os colaboradores e seus dependentes legais.
A Whirlpool também proporciona short friday para cargos administrativos e operacionais, um amplo programa de ergonomia que envolve pausas, rodízios de postos de trabalho e ginástica laboral e participa do movimento #MenteEmFoco da ONU, que tem o compromisso de cuidar da saúde mental dos colaboradores e já coleciona mais de 70 iniciativas relacionadas ao tema.
Buscando a excelência operacional, em 2017, a planta adotou a metodologia World Class Manufacturing, conhecida como WCM, conquistando a certificação Bronze em 2021. Na fábrica, os bons resultados trouxeram aumento de capacidade de linhas como lava-louças e B.Blend, além da conquista recorde de índices de qualidade em toda produção e melhoria de produtividade.
Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a companhia, ciente de seu papel social, teve uma atuação intensa em toda a cidade e também na crise de oxigênio no Amazonas com a liberação de mais de 3.000m³ de oxigênio, doação de mais de 160 mil máscaras cirúrgicas e, em parceria com o “Juntos pelo Amazonas” e outras empresas e entidades, foi realizada a doação de R$ 1,6 milhão à Fiocruz para gestão de uma usina de produção de oxigênio.
Sobre a Whirlpool
A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly.