No mês dedicado à importância de realizar exames preventivos contra o câncer de mama, a empresa promove ação junto a colaboradoras da Unidade Rio Claro
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, realiza mais uma edição da campanha Outubro Rosa na Unidade de Rio Claro. A iniciativa tem por objetivo auxiliar as colaboradoras na prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, bem como diagnóstico de outras patologias, a partir do incentivo à marcação e realização de exames periódicos.
“A palavra desta campanha é: cuidado. O foco vai além de realizar exames ou análises de laboratório. O alerta pela vida é o que realmente inspira todos da Unidade, não apenas as mulheres. A sensibilização quanto aos cuidados com a saúde transpõe barreiras e nos mostra que a prevenção e a conscientização são prioridades para nós”, explica Renato Cerri, gerente-geral de Manufatura da Unidade Rio Claro da Whirlpool.
As colaboradoras deverão apresentar ao ambulatório exames realizados – mamografia, ultrassonografia e papanicolau – no intervalo de, no mínimo, um ano ou o protocolo de agendamento para acompanhamento posterior. A Unidade de Rio Claro conta com mais de 1.300 mulheres, 26% delas acima de 40 anos, quando os cuidados devem ser redobrados por conta do grupo de risco.
Além desta atividade, o uso do laço rosa por funcionários e visitantes, bem como a iluminação da unidade com luzes cor-de-rosa e a distribuição de folhetos que ensinam como fazer o autoexame se tornam um lembrete contínuo à causa mundialmente conhecida. As colaboradoras participantes da campanha ainda concorrerão a Frigobares Brastemp Retrô, produzidos exclusivamente na cor rosa.
A importância do diagnóstico precoce
Marli Aparecida Zanoti Pereira, 48 anos, funcionária da Unidade Rio Claro, costumava realizar os exames preventivos anualmente, mas, no intervalo entre um checkup e outro, após a realização de uma mamografia, recebeu uma notícia preocupante: estava com dois nódulos no seio. “Neste momento, foi um verdadeiro susto. Embora meu médico tivesse me tranquilizado, fiz um exame complementar, incluindo uma biópsia e, ao invés de dois, três nódulos foram encontrados”, destaca.
A ação imediata após a descoberta foi realizar a cirurgia para a retirada destes tecidos. “A luta começou no dia 15 de julho de 2014. Em seguida, fiz sessões de quimioterapia, radioterapia e, hoje, continuo o tratamento com hormônios. Embora eu sinta fraqueza, espero o retorno ao médico, com muita esperança, para verificar quando voltarei às minhas atividades normais”, completa.
O diagnóstico precoce ainda é a melhor arma contra o câncer. Marli acredita que as campanhas de saúde promovidas anualmente são extremamente relevantes, mas é preciso ir além. Segundo ela, as pessoas devem se conscientizar sobre a importância de manter a saúde em dia. “Cuidar enquanto é tempo. Essa é a minha principal mensagem. Afinal, a atenção antecipada a qualquer tipo de dor e alterações visíveis ou sensíveis ao toque pode ser o sinônimo de cura!”, destaca.
Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.