Existente desde 2003, o programa Brastemp Viva! já recolheu este ano mais de 30 toneladas de filme plástico, papelão e isopor e encaminhou para empresas parceiras de reciclagem
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, recicla mais de 70% das embalagens de seus produtos comercializados na Grande São Paulo, por meio do programa de logística reversa Brastemp Viva!. No ano passado foram recuperadas mais de 84 toneladas, um número 65% superior a 2013. Em 2015, já foram recolhidas 30 toneladas, um retorno de 71% das embalagens das vendas diretas, superando a meta de 70% e a média de 63% alcançada em 2014.
Promovido desde 2003, o Programa Brastemp Viva! está em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e consiste no recolhimento das embalagens que acompanham os produtos vendidos pelos canais diretos da Whirlpool, bem como seu encaminhamento para empresas especializadas ou cooperativas de reciclagem. A iniciativa, que abrange 19 cidades da Grande São Paulo e Baixada Santista, tem como objetivo reduzir o volume de resíduos descartados e não reciclados, como o filme plástico, papelão e isopor que compõem as embalagens.
A coleta, que pode ser combinada com o consumidor previamente, é feita por motoristas e entregadores, no momento da entrega do produto. Para incentivá-los a trazer de volta as embalagens, a transportadora contratada promove treinamentos para conscientização. A meta de cada um é voltar com todas as embalagens, mas a maior dificuldade que enfrentam é o fato de que nem sempre o consumidor que adquiriu o produto é quem o recebe. Muitas vezes, é um funcionário do prédio, por exemplo, sem autorização para desembalar.
“O desenvolvimento sustentável é um compromisso da Whirlpool e buscamos sempre contribuir com a gestão ambiental do começo ao fim. Com o programa de logística reversa das embalagens de venda direta, praticamos a responsabilidade compartilhada, em que todos os atores da cadeia, desde a produção até o consumidor final, estão envolvidos no processo. E o alto retorno de embalagens que conquistamos revela maior consciência e comprometimento de todos com a preservação do meio ambiente”, ressalta Vanderlei Niehues, gerente-geral de Sustentabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Assuntos Regulatórios da Whirlpool Latin America.
Com o sucesso do programa a Whirlpool estuda expandir, para os próximos anos, a iniciativa para as regiões Sul e Nordeste, levando para mais Estados a conscientização em prol da sustentabilidade e da destinação correta dos resíduos.
Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 13 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.