Caminho para inovar
Inovar e oferecer aos consumidores produtos cada vez mais diferenciados e dotados de atributos sustentáveis é uma busca constante da Whirlpool. A partir desta perspectiva, a Companhia estrutura-se de modo que a Inovação esteja aplicada a todas as áreas, fazendo-a presente não apenas no desenvolvimento de novos produtos e serviços, mas também na estruturação de novos processos.
A Whirlpool trabalha com a Inovação de maneira sistêmica, seja em projetos internos da companhia (contando com vinte e três Laboratórios e quatro Centros de Tecnologia: Cooking, Ar Conditioning, Laundry and Refrigeration) ou por meio de desenvolvimentos colaborativos com nossos diversos parceiros: Universidades, Centros de Tecnologia e Startups, além de contarmos com aproximadamente 11 mil colaboradores envolvidos com a cultura da Inovação.
Na Empresa, uma solução só pode ser considerada inovadora se apresentar atributos únicos, estimular os consumidores e ter a capacidade de gerar valor para os acionistas, sendo o motivo de apresentarmos resultados reconhecidos dentro e fora da Companhia, a partir de prêmios e selos que certificam a excelência de nossos produtos e serviços.
A Jornada da Inovação na Whirlpool
IMPLEMENTAÇÃO METODOLOGIA DESIGN FOR ENVIRONMENT (DFE)
Desde 2010, a Empresa começou a utilizar a ferramenta que traça o perfil ambiental de cada solução por meio de uma análise de todo o ciclo de vida, tendo por base a minimização de emissão de CO2, eliminação de substâncias nocivas, uso sustentável da água e conservação de recursos, gerando indicadores para o monitoramento e aprimoramento dos produtos.
26,5% DO FATURAMENTO PROVENIENTE DE PRODUTOS DE INOVAÇÃO
Foram 50 projetos em fase de desenvolvimento nos laboratórios e centros de tecnologia da Empresa alocadas nas três Unidades da Companhia em Joinville, Manaus e Rio Claro representando crescimento de 76% na participação de produtos de inovação entre 2007 e 2011.
EMPRESA QUE MAIS DEPOSITOU PATENTES NO BRASIL
É a única Empresa de eletrodomésticos do País a possuir o selo de alto renome do INPI para as marcas Brastemp e Consul. De 2013 a 2016 foi a Empresa que mais depositou patentes no Brasil, à frente de outras empresas privadas, institutos e inclusive universidades. Foram 31 depósitos somente em 2016. Atualmente, além das 200 patentes já registradas, mais 128 pedidos estão em processo de registro, sendo 57 no Brasil e 71 no exterior.
PROGRAMA INOVA TALENTOS
Desde 2014, o programa realiza um processo de seleção e capacitação de jovens pesquisadores graduados, mestres e doutores. Trazendo mais de 50 bolsistas somente na primeira edição do programa.
LANÇAMENTO B.BLEND
Em 2014, resultado de uma joint-venture com a Ambev, estabeleceu um novo conceito tecnológico e de mercado na oferta de bebidas em uma plataforma all-in-one de bebidas em cápsulas, com capacidade de produzir mais de 60 variações. O produto foi caso de destaque na XC Conferência ANPEI, destaque na 5ª Bienal Brasileira de Design em Florianópolis e o 1º lugar da categoria Eletroeletrônicos do 29º Prêmio Design MCB.
PLANEJAMENTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0
Alinhada com os conceitos tecnológicos mais atuais, em 2015 a empresa passou a realizar o planejamento para a implementação da indústria 4.0. Objetivando a troca de informações de forma digital, instantânea e dinâmica, a indústria 4.0 promove a integração de tecnologias já existentes, de uma maneira produtiva que visa antecipar e evitar defeitos, perdas de produção e qualquer desperdício. Em 2018, a Empresa instalou 6 robôs colaborativos, e desenvolveu 4 processos de alto investimento adquiridos no conceito ágil (alta flexibilidade, modularidade e escalabilidade), vários veículos autoguiados e sistemas de gerenciamento de materiais instalados, sistemas de teste de medição sem contato, sistemas de visão e detecção de ruído e definição de padrões na camada de IIOT (Industrial Internet of Things).
MAIS DE 200 LANÇAMENTOS DE PRODUTOS
Foram realizados aproximadamente 200 lançamentos no ano de 2017, representando um incremento de 30% em relação ao ano de 2016.