Equipamentos com identificação em braile, bancada com regulagem de altura e eletrodomésticos integrados são algumas das inovações do projeto-conceito ?Liberty? São Paulo, 26 de maio de 2011 – Inovação, acessibilidade e inclusão. Essa é a proposta da cozinha conceito ?Liberty?, assinada pela Brastemp, e financiada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que está em exposição na 16ª edição do BGourmet, realizada de 25 de maio a 12 de julho de 2011, na Casa Cor, no Jockey Club, em São Paulo (SP).A área de Advanced Design da Whirlpool Latin America, que detém as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, criou o conceito a partir dos princípios de design universal. O projeto tem grande foco em acessibilidade, ou seja, pode ser utilizado por um número maior de pessoas, independentemente de habilidade ou necessidades especiais. Além disso, a ?Liberty? é a aposta da Brastemp de como será a cozinha do futuro, seguindo a tendência de utilizar de forma inteligente os espaços disponíveis em apartamentos e casas cada vez menores. Para atender essas características, o projeto-conceito apresenta uma solução completa para cozinha e lavanderia, trazendo produtos integrados: refrigerador, cooktop, micro-ondas, pia (com a possibilidade de utilizar água normal e purificada), lava-louça, lavadora de roupas, depurador de ar, além de espaço para armazenagem de mantimentos e utensílios, visando diminuir o trajeto dos usuários dentro da cozinha. ?A proposta do projeto Liberty é mostrar que, com a integração dos produtos certos, nos espaços disponíveis, o consumidor pode fazer melhor uso desses espaços, dos eletrodomésticos e demais produtos necessários, conferindo o máximo de acessibilidade, modernidade e inovação a esse tipo de ambiente?, ressalta Mário Fioretti, gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America. Além da integração dos eletrodomésticos, a bancada central da cozinha possui regulagem de altura, que atende inclusive às necessidades de um cadeirante. ?Com este projeto, a Brastemp e a Whirlpool avançam no desafio de inovar sempre, oferecendo produtos utilizáveis por um número de pessoas cada vez maior?, diz. Tecnologia para acessibilidadeOs eletrodomésticos que compõem o projeto são protótipos desenvolvidos a partir de conceitos inovadores, agrupados por módulos de acordo com suas funções e atividades. Módulo de armazenamentoSão espaços para armazenar alimentos e objetos, como talheres, panelas e pratos, com sistema de prateleiras basculante, que facilita o acesso aos produtos no interior. Além disso, sua abertura é por toque e conta com iluminação interna, sistema de divisórias e fechamento amortecido. Módulo de RefrigeraçãoComposto por geladeira compacta com porta transparente, abertura por meio de um toque e prateleira retrátil e giratória que proporciona melhor visualização e acesso aos produtos no interior. Também traz acionamento da iluminação interna por meio de movimento de mão, captado por um sensor na lateral do gabinete. O produto conta, ainda, com gaveta refrigerada e gaveta com função freezer, com abertura por toque, fechamento suave e sistema de divisórias internas. Módulo de cocção e superfície de trabalhoO módulo conta com bancada que integra uma área de corte e preparação de alimentos com cooktop de indução, micro-ondas e forno elétrico, oferecendo a solução completa para o preparo de alimentos. O micro-ondas e forno elétrico são integrados em um, com abertura de porta por toque e janela de visualização superior. A bancada traz sistema elevatório eletrônico, que permite a regulagem de altura, adequando-se a diferentes públicos. O cooktop possui acessórios de fixação de panelas na superfície de vidro, visando auxiliar pessoas com dificuldades motoras. Este módulo pode incluir, ainda, conexão com iPad e iPhone para controlar mecanismos básicos como temperatura e velocidade do forno. Além disso, também é possível acessar sistemas de informações da Brastemp, como receitas, dicas de como limpar os eletrodomésticos e como lavar roupa. Módulo de tratamento de arÉ composto por uma unidade que integra ar-condicionado e depurador em um só produto. Também possui um espelho angulado na parte inferior, que é uma solução que auxilia um cadeirante ? ou pessoas de baixa estatura, por exemplo ? no momento de cozinhar, permitindo a visualização do interior das panelas que estão sobre o cooktop. Módulo de estação de águaEste módulo traz lava-louças compacta, lavadora e torneira com purificador. A lava-louças tem porta que abre com o toque, janela de visualização superior e gaveta para armazenamento de utensílios, localizada na parte inferior do equipamento, com abertura e fechamento otimizados. Além disso, o módulo conta com iluminação interna acionada por meio de sensor de movimento de mãos e um sistema de reutilização da água, por meio de um filtro integrado entre os eletrodomésticos do módulo, A máquina de lavar roupas é top-load, ou seja, o usuário insere e retira as roupas pela parte superior da máquina. Já que o produto está na faixa de altura mais baixa que o normal, essa proposta contempla acesso otimizado para usuários cadeirantes. Há, ainda, um cesto retrátil com acionamento por toque. InterfacesAs interfaces de todos os produtos estão integradas a uma mesma superfície e todos compartilham um mesmo tipo de botão que se adapta a diferentes perfis de usuários. A informação dada ao consumidor sobre status das atividades é feita por caracteres grandes e imagens em movimento, além de possuir identificação em braile, facilitando a comunicação do produto com o usuário. De acordo com Mário Fioretti, o desenvolvimento de projetos como este mostra que a empresa olha para o futuro, buscando antecipar as necessidades dos consumidores. ?Eles trazem elementos e tecnologias que podem ser utilizados e aperfeiçoados em projetos futuros ou em andamento. No BGourmet, o projeto-conceito Liberty está exposto no espaço intitulado ?A fusão entre o real e o virtual?, criado pela arquiteta Graciela Piñero. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag. No Brasil, possui 22 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 13,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios. Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 222 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.399 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas. Sobre a Whirlpool CorporationA Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com. Sobre o 100º aniversário da Whirlpool CorporationFundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.