Iniciativa que possibilita experiência de comercialização e geração de renda às assessoradas pela ação social da marca Consul chega à unidade de Manaus da Whirlpool Latin America Manaus, 19 de abril de 2011 ? Em 20 de abril, às 10 horas, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, inaugura o Espaço Solidário da unidade Manaus da Whirlpool Latin America. Mais do que uma nova opção de lanches e refeições rápidas para os colaboradores, o Espaço proporcionará um ambiente de aprendizado prático para empreendedoras assessoradas pelo Consulado na cidade. Por meio do projeto, elas irão lidar com questões como a gestão do negócio, organização do trabalho em equipe, o fluxo de caixa e atendimento ao cliente. O evento contará com a presença de Evandro Cavalieri, gerente geral da planta, representantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Local, da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, do Sebrae, além de outros parceiros que contribuíram com as etapas de criação do Espaço. De acordo com Dayla Souza, coordenadora geral do Consulado da Mulher em Manaus, grandes empresas do Distrito Industrial também estarão presentes. ?Nosso objetivo é despertar o interesse de outras empresas para a importância do investimento em ações de responsabilidade social para que, futuramente, possa haver Espaços Solidários em outras empresas além da Whirlpool?. No primeiro trimestre de 2011, os projetos assessorados pelo Instituto Consulado da Mulher alcançaram um faturamento de quase R$ 1 milhão. Este montante é praticamente igual ao investimento social realizado pelo Instituto aos empreendimentos, durante o mesmo período. Somente em Manaus, 151 pessoas geraram renda a partir da assessoria do Consulado da Mulher e outras 458 pessoas foram beneficiadas indiretamente. Espaços SolidáriosOs Espaços Solidários funcionam como laboratórios de aprendizagem e geração de renda, criados para possibilitar a experiência de comercialização e gestão prática de um empreendimento, e integram o Programa Mulher Empreendedora, iniciativa do Consulado da Mulher. A assessoria compreende diferentes etapas: vai desde a orientação vocacional nos momentos iniciais da concepção do negócio, até gestão financeira, ambiental e de marketing, entre outras. A base do trabalho é a metodologia própria de assessoria a empreendimentos populares, desenvolvida pelo próprio Consulado e reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e KPMG como uma tecnologia social, replicável, eficaz e que entrega os resultados aos quais se propõe. Já presentes nas unidades da Whirlpool Latin America em Joinville (SC), Rio Claro e São Paulo (SP), os Espaços Solidários do Consulado da Mulher são uma alternativa de aprendizagem para grupos de mulheres que trabalham no ramo de alimentação e recebem assessoria do Instituto. Em um local dedicado especialmente para o desenvolvimento do empreendimento, instalado nas unidades de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com uma identificação visual própria, as mulheres assessoradas contam com uma infraestrutura completa que inclui cozinha, estoque e área para atendimento de clientes. Para se exemplificar a relevância do programa, só em 2010, os empreendimentos que operam nos Espaços Solidários alcançaram, juntos, faturamento superior a R$ 510 mil, o que representa uma renda média mensal superior a R$ 600,00 para cada participante. Consulado da MulherO Instituto Consulado da Mulher é uma ação social da marca Consul que oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade. O objetivo é que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. O Consulado conta com uma metodologia própria de assessoria a empreendimentos populares, reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e KPMG como uma tecnologia social, replicável, eficaz e que entrega os resultados aos quais se propõe. Presente em 13 Estados do País, somente neste primeiro trimestre de 2011 o Consulado da Mulher já assessora 130 empreendimentos populares e beneficia diretamente 999 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 25 mil pessoas. Em 2010, o Consulado da Mulher foi escolhido pela Clinton Global Initiative (CGI), do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, para participar do encontro anual, em Nova York, e expor seu modelo de atuação. O Encontro Anual da CGI é reconhecido por reunir, entre outros participantes, chefes de Estado, vencedores de prêmios Nobel da Paz, executivos, líderes de ONGs de atuação mundial e formadores de opinião para planejar projetos específicos de enfrentamento dos desafios econômicos, ambientais e sociais mais urgentes da atualidade. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag. No Brasil, possui 22 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool S.A é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,3 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios. Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Sobre a Whirlpool CorporationA Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com. Sobre o 100º aniversário da Whirlpool CorporationFundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A Empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.