Ter o sonhado lar, com cozinha e todos os cômodos planejados, já não é mais um projeto tão distante e difícil de ser realizado. Com o mercado superaquecido para o setor imobiliário, a oferta e a procura por casas e apartamento estão cada vez maiores.
A estimativa da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) é que a oferta do crédito no setor imobiliário deverá aumentar entre 30% e 40% em 2012.
Com as pessoas comprando cada vez mais residências e decorando os espaços, vem a preocupação para que todos os cômodos estejam alinhados com os desejos de cada morador. Algumas dicas simples, além de trazerem mais comodidade na hora de instalar os produtos, ajudam a facilitar a rotina e evitam que paredes sejam quebradas ou que os consumidores comprem um produto e não caiba na bancada, por exemplo.
A dica mais importante é não descuidar dos detalhes que, no futuro, podem fazer toda diferença.
No caso de condicionador de ar, é importante manter uma distância necessária da parede. A instalação deve ser feita em um local onde não haja um obstáculo perto da saída de ar, para que ele possa se espalhar facilmente por todo o ambiente. Além disso, a parede onde o aparelho for instalado também precisa ser escolhida de forma correta, para suportar o peso do produto.
Antes de instalar o condicionador de ar, deve-se verificar se o produto é adequado ao tamanho e condições do ambiente. No site da Consul, há um aplicativo que calcula a capacidade que o produto deve ter (em BTU/h) em relação ao tamanho do cômodo em que será instalado.
Sempre que possível, a instalação deve ser feita em paredes com, no mínimo, 50 cm de distâncias entre si, ou sem deixar o produto perto de cantos. Esse cuidado torna a distribuição do ar mais eficiente.
Para melhor desempenho de condicionador de ar, a altura recomendada em relação ao piso (de 1,5 a 1,8 m) deve ser respeitada.
Outra dica importante é consultar o manual de instruções, para sanar todas as possíveis dúvidas para utilização dos aparelhos. Além disso, toda instalação deve ser feita por um técnico da Rede de Serviços Brastemp e da Consul. A primeira instalação é gratuita.
Cooktop
Para garantir a segurança, o produto ser instalado em uma bancada que tenha entre 30 e 60 mm de espessura.
Para garantir a segurança, o produto ser instalado em uma bancada que tenha entre 30 e 60 mm de espessura.
• A distância entre o lado inferior do cooktop e o local de instalação (móvel ou painel de separação) deve medir cerca de 20 mm.
Forno elétrico
As dimensões do gabinete devem estar de acordo com o informado no manual de instrução.
Por questões de segurança, o ponto elétrico deve estar 15 cm afastado do fundo do forno, no mínimo. E a caixa de disjuntores não pode ficar dentro do nicho de embutimento e, sim, em local acessível.
As dimensões do gabinete devem estar de acordo com o informado no manual de instrução.Por questões de segurança, o ponto elétrico deve estar 15 cm afastado do fundo do forno, no mínimo. E a caixa de disjuntores não pode ficar dentro do nicho de embutimento e, sim, em local acessível.
A superfície de apoio do forno deve ser sólida, nivelada e no mesmo plano do fundo da abertura do nicho/gabinete. A base do móvel onde o forno vai estar apoiado deve ser resistente, já que o produto pesa, aproximadamente, 70 kg.