Durante uma semana, a companhia viabilizou palestras, atividades e rodas de conversa para debater o tema
Desde 2012, a Whirlpool Corporation – dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid – organiza momentos para debater as questões de Diversidade e Inclusão no ambiente de trabalho. Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro aconteceu a Semana Global de Inclusão – que, pela primeira vez, contou com atividades simultâneas em todas as unidades de negócio da companhia. No Brasil, houve abertura da Presidente da Whirlpool no Brasil, Andrea Salgueiro.
A semana teve como base quatro pilares: “eu me sinto acolhido”, “eu me sinto respeitado”, “eu me sinto valorizado” e “eu me sinto ouvido”. Estes valores estiveram presentes nos painéis e rodas de conversa, a fim de trazer histórias inspiradoras. Os eventos foram pensados por comitês como o Pride, focado na comunidade LGBTQI+, e o Women’s Network, que aborda o avanço das mulheres no mundo corporativo e conta com a participação da Vice-Presidente de RH, Andrea Clemente.
“Para a Whirlpool, Inclusão é apreciar a diversidade de cada funcionário, proporcionando uma experiência de pertencimento, em um ambiente em que cada um pode ser quem é, de forma plena e íntegra, trazendo sua perspectiva e contribuindo com todo o seu potencial para o sucesso da organização, explica Andrea Clemente.
“Participar desses fóruns possibilita que o tema esteja sempre latente – nunca esquecido. Assim podemos manter o foco em eliminar os vieses, expandir consciência e evoluir nossas atitudes e comportamentos, e garantir um ambiente inclusivo para todos”, conclui a VP de RH.
Diversidade & Inclusão na Whirlpool Corporation
– Foram implantados o home office e o short friday – como uma flexibilidade para que os colaboradores possam ter mais produtividade e equilíbrio de vida. Atualmente, mais de 1.900 profissionais fazem home office na companhia;
– Pensando no bem-estar de todos, a empresa também possui horário flexível desde 2016;
– A companhia criou um “Interview Guide” (Guia de Entrevistas) para os gestores evitarem o risco de serem tendenciosos durante um processo de seleção e também para os cargos de liderança. Todo processo seletivo deve contar com 50% de candidatos homens e 50% de candidatas mulheres. Além disso, globalmente existem targets de mulheres exercendo cargos executivos;
– Atualmente, há 43% de mulheres no time da Whirlpool no Brasil. O board da alta liderança é composto de 34% de mulheres – considerando Directors, Sr. Directors e VPs;
– A Whirlpool é signatária do Movimento Mulher 360° e do Movimento ‘He for She’ promovido pela ONU Mulheres, Forum LGBTQI+ e Pacto Global – ONU;
– A companhia implementou a licença-paternidade de 20 dias antes mesmo que fosse estipulado em lei e a licença-maternidade de 6 meses;
– Algumas unidades fabris, como a de Rio Claro, contam com berçários para incentivar que as mulheres voltem ao mercado de trabalho;
– Todas as colaboradoras contam com o auxílio creche para filhos até 18 meses (no caso de não haver berçário na unidade).
Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation é a maior e principal empresa de eletrodomésticos do mundo, com vendas anuais de aproximadamente 21 bilhões de dólares, 92 mil funcionários e 65 centros de fabricação e pesquisa de tecnologia em 2018. A Companhia é responsável pela comercialização dos produtos da Whirlpool, Brastemp, Consul, KitchenAid, Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras marcas importantes, em quase todos os países do mundo. Para mais informações sobre a empresa, acesse: WhirlpoolCorp.com ou acompanhe nosso perfil no Twitter em @WhirlpoolCorp.
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