Plataforma digital de treinamentos visa capacitar e informar os funcionários
A Whirlpool Latin America, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, apresenta uma plataforma online de treinamentos para colaboradores da operação fabril. O projeto, nomeado Escola Online de Manufatura, é lançado em comemoração aos 10 anos da Escola de Manufatura, ação interna da Whirlpool iniciada em 2006, para desenvolvimento de seus funcionários com o objetivo de capacitação e informação dos colaboradores de fábrica, porém, em modelo mais moderno e automatizado. Além de desenvolvê-los, a iniciativa atribui maior autonomia aos alunos, uma vez que, por meio da internet, os conteúdos de treinamento podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.
O lançamento da ferramenta digital traz consigo, pela automatização do processo, uma série de melhorias nos programas de treinamentos de capacitação operacional já existentes na Companhia, como redução da carga horária presencial dos cursos, padronização das informações entre todas as fábricas da Whirlpool, maior capilaridade e velocidade das informações e um sistema que viabiliza a gestão dos treinamentos.
O conteúdo do canal online conta com diversos treinamentos para conhecimento e desenvolvimento das atividades operacionais de fábrica, como Lean Manufacturing, qualidade e 5S, além de orientações sobre carreira, saúde e segurança no trabalho e videoaulas complementares.
Para alguns temas específicos, como segurança do trabalho, parte dos treinamentos continua acontecendo presencialmente com apoio do material online complementar. Mas, com o lançamento do canal digital, a maior parte dos cursos acontece no ambiente digital e os gestores podem acompanhar a evolução e engajamento de sua equipe com a Escola Online. A Whirlpool disponibilizará em suas unidades totens e computadores para facilitar o acesso dos colaboradores à plataforma.
A expectativa é que com essa ferramenta o conhecimento se dissemine de forma mais rápida e esteja disponível para todos, contribuindo ainda mais com os atuais resultados de treinamento, que somente em 2015 somaram mais de 95 mil horas de treinamentos presenciais, 12 mil registros de funcionários que passaram pelas formações em 502 turmas. “A Escola Online de Manufatura representa a quebra do paradigma de acesso digital e configura-se em grande conquista para a Whirlpool, pois permite que possamos ampliar a contribuição para a capacitação dos nossos colaboradores de fábrica, com maior autonomia para o desenvolvimento de suas carreiras, por meio desta ferramenta. A valorização dos nossos talentos é um forte pilar da Companhia, o que faz desse projeto um motivo de grande orgulho para todos nós.”, afirma a diretora sênior de Recursos Humanos, Andrea Clemente.