Sistemas de captação de água da chuva, estação de tratamento e reaproveitamento na produção industrial estão entre as iniciativas da empresa para preservar o recurso natural.
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, tem adotado uma série de iniciativas na Unidade de Rio Claro para que o consumo de água na fábrica seja obtido de forma sustentável. Como resultado, a companhia reaproveitou internamente cerca de 150 mil m³ de água entre 2014 e 2015, período marcado pelo cenário de crise hídrica e mobilização nacional para preservação do recurso natural.
Entre as ações desenvolvidas pela companhia em Rio Claro estão a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que, desde 2012, abastece o Centro de Tecnologia de Lavanderia (CTL). Lá são testadas e desenvolvidas as lavadoras de roupas e lava-louças e, por meio dessa estação, é possível reutilizar 100% da água que abastece o CTL. A Whirlpool também abriga na unidade um sistema de reuso de água da nova linha de lavanderia e no Laboratório de Auditoria de Produtos, que, juntos, devem economizar mais de 65 milhões de litros de água por ano.
Além das ações internas de reaproveitamento e redução de consumo, a Whirlpool investe em inovação sustentável, ao desenvolver soluções práticas e diferenciadas para seus produtos, com o objetivo de auxiliar os consumidores a também contribuírem com o uso racional da água. As novas tecnologias modernizaram os eletrodomésticos, que hoje são aliados da sustentabilidade.
Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Falcão Bauer revelou que a substituição da lavagem manual pela lava-louças, por exemplo, pode gerar uma economia anual de até 27 mil litros de água, o que equivale a 55 caixas d’água de 500 litros. A lavagem com lava-louças economiza até seis vezes mais água em comparação com a lavagem manual.
“O uso racional da água e a gestão desse recurso sempre foram prioridades e um dos principais pilares de atuação da Whirlpool em prol da sustentabilidade, independente do cenário de crise hídrica. Ao longo dos anos, aprimoramos nossas ações nas unidades, conscientizamos ainda mais os colaboradores e investimos constantemente no desenvolvimento de produtos ecoeficientes que beneficiam os consumidores. Isso demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a contribuição para que cada cidadão possa fazer sua parte dentro de casa”, ressalta Vanderlei Niehues, gerente-geral de Sustentabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Assuntos Regulatórios da Whirlpool Latin America.
Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.