O uso de recursos móveis e ferramentas em nuvem tem contribuído muito para otimizar o trabalho dos colaboradores, obter ganhos de agilidade e reduzir custos.
Com o avanço da tecnologia, a mobilidade tem se tornado uma tendência no ambiente de trabalho. O uso de notebooks, smartphones, tablets, ferramentas em nuvem e a ampliação do acesso à Internet móvel são, hoje, recursos essenciais que permitem aos colaboradores realizarem suas atividades não apenas em sua mesa, mas em qualquer local da empresa e até mesmo em uma unidade em outra cidade, Estado ou país. Pensando nisso, a Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, oferece aos seus funcionários um suporte tecnológico e sistemas inovadores que possibilitam essa constante mobilidade e, consequentemente, um aumento de produtividade das equipes.
Com unidades em São Paulo, Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM), além dos escritórios em diversos outros países e matriz nos Estados Unidos, a companhia vem se renovando e adotando estratégias de mobilidade para otimizar o trabalho dos colaboradores e obter ganhos de agilidade, praticidade e redução de custos.
Uma das mais recentes inovações adotadas pela empresa foi a implantação da plataforma Google For Work, que proporcionou uma série de facilidades aos funcionários com o uso de aplicativos do sistema Google. Entre os recursos está a possibilidade de partilhar documentos na nuvem e tornar esses arquivos de uso coletivo e simultâneo, além do sistema de chamadas de vídeo, que permite mais flexibilidade para os colaboradores se comunicarem e fazerem reuniões por vídeo e áudio com pessoas de outros locais.
Com a adoção dessas ferramentas móveis, a Whirlpool conseguiu simplificar processos nas mais diversas áreas, tornar seus sistemas mais eficientes e melhorar a produtividade, na opinião de 80% dos colaboradores. É o caso da equipe da diretora de Tecnologia da Informação da Whirlpool, Renata Marques, que em 15 minutos construiu um relatório de forma colaborativa, a partir de um arquivo compartilhado na nuvem em que cada profissional fez sua parte e inseriu as informações de suas atividades. “Ao editarmos o documento em conjunto, argumentamos com nossas opiniões em tempo real e poupamos o tempo de uma pessoa para consolidar o material”, explica a executiva. Ela destaca ainda que a construção do mesmo relatório, sem a possibilidade de compartilhamento do arquivo e edição simultânea proporcionada pela ferramenta, demoraria muito mais, pois exigiria revisões e trocas de e-mail até que se atingisse um consenso.
“Soluções inovadoras de mobilidade, como essas implantadas pela Whirlpool, proporcionam mais rapidez para atingirmos nossos objetivos e entregarmos os resultados esperados. Sem contar que a empresa economiza com as despesas de viagens e transportes dos colaboradores, ao substituir as reuniões presenciais por virtuais. Juntos, esses fatores contribuem também com a melhoria do clima interno entre os colaboradores e a retenção de talentos”, ressalta Renata.
Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.