Com uma estimativa elevada de novos casos de câncer no Brasil, oferecer atendimento médico e realização de exame na Empresa torna-se um grande aliado na luta contra a doença.
Rayanne Almeida Costa tem 24 anos, vive em Manaus e é um grande exemplo de como exames preventivos podem ser uma verdadeira esperança para a cura de um câncer e a manutenção de sonhos, como o de ser mãe. Esta história começa justamente em uma campanha de saúde da mulher, realizada anualmente na companhia em que atua – Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Ela, assim como outras colaboradoras, agendou sua consulta médica no ambulatório, realizou os exames recomendados e, no retorno, descobriu que estava com um câncer uterino.
“Naquele momento, a notícia foi muito impactante. Eu teria que realizar uma cirurgia para a retirada de metade do meu útero. Sabia que o procedimento médico era necessário, mas fiquei pensativa sobre o que seria dali pra frente, principalmente no caso de gravidez”, comenta.
Três meses após este tratamento, Rayanne recebeu ótimas notícias. “Como descobrimos a doença em estágio inicial, meu médico afirmou que em dois anos poderei pensar em ter filhos. Estou muito aliviada de ter tido a ciência de meu caso antes de se tornar mais grave e por ter recebido a orientação adequada”, completa.
Iniciativas como esta renderam à Whirlpool o recente reconhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH-AM), no Prêmio Ser Humano Ozeneide Casanova Nogueira – modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. Nos últimos três anos, 2.500 colaboradores foram contemplados nas campanhas de saúde da Mulher e do Homem. Destes, 672 mulheres identificaram patologias e 14 casos de câncer. Já entre os homens, os índices chegam a 768 diagnósticos de alguma patologia.
“A palavra de ordem nestas campanhas sempre será a prevenção. E este é um compromisso que vai além do atendimento a requisitos legais. Na Whirlpool, o cuidado com a saúde das pessoas é o que realmente inspira todos da Unidade, por isso, promovemos diversas campanhas e trazemos não só o médico para a empresa, mas toda uma estrutura para a realização de exames aqui mesmo na Unidade. Desta forma, a sensibilização quanto às doenças transpõe barreiras e nos mostra que os resultados valem qualquer esforço”, explica Sérgio Silva, gerente-geral de Manufatura da Unidade Manaus da Whirlpool.
Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.