A empresa mostrará casos inovadores de aplicação dos conceitos Lean de qualidade total para a eficiência dos processos nas manufaturas
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, apresenta, na próxima terça-feira (30), durante o XII Fórum Nacional de Lean de Joinville, as inovações e resultados alcançados pela companhia após a aplicação da filosofia Lean Manufacturing.
Desde 2003, a Whirlpool adota os princípios Lean em seus processos internos, o que tem conferido à empresa a capacidade de manter a qualidade e a rapidez das atividades, fazendo uso inteligente dos recursos e eliminando, assim, qualquer desperdício. Um dos principais conceitos utilizados na implantação dessa filosofia é o Jidoka, conhecido como o Pilar de Qualidade, que resulta em um sistema capaz de identificar falhas, interromper o processo e evitar defeitos ou acidentes, quando bem aplicado.
A gestão por meio do Jidoka tem sido adotada em todas as unidades da Whirlpool, com destaque para as novas linhas de montagem de micro-ondas, inauguradas no ano passado. De acordo com o Gerente Corporativo de Lean e Advanced Manufacturing da Whirlpool Latin America, André Libio, a implantação da metodologia seguiu à risca os direcionamentos de Lean, desde o desenho de cada posto, até o fluxo de materiais. “Desde que foi remodelada, essa linha proporcionou os melhores resultados em eficiência e qualidade já registrados pela Companhia”, conclui Libio.
Como diferencial na aplicação do Pilar Jidoka, a empresa desenvolveu uma matriz de excelência inovadora a fim de unificar algumas ferramentas tradicionais, de modo a acompanhar a evolução da qualidade em processos modernos.
Nas linhas de montagem de micro-ondas, a automatização do processo produtivo e otimização do fluxo de materiais foram desenvolvidas para garantir o atendimento dos níveis mais altos da matriz de excelência Jidoka, sempre em conformidade com as melhores práticas do Lean aplicadas nas plantas da Whirlpool no mundo. “Este case de aplicações Lean é motivo de orgulho para toda a companhia, pois marca também a consolidação das experiências de mais de uma década de nosso compromisso com a melhoria contínua e busca pela excelência de gestão e processos. Como resultado, a Whirlpool obteve ganhos significativos em segurança, ergonomia e produtividade, com mais de 250 colaboradores beneficiados”, destaca Libio.
Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 13 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.