Nova empresa tem foco no desenvolvimento, produção e comercialização da primeira plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one do mundo, a Brastemp B.blend
O primeiro anúncio da parceria é que o Guaraná Antarctica, líder absoluto no segmento guaraná no Brasil, será vendido em cápsula
São Paulo, 19 de maio de 2015 – A Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo e a Ambev, maior empresa de bebidas da América Latina, anunciam hoje, dia 19 de maio, o início da operação da joint venture B.blend Máquinas e Bebidas S.A. A parceria entre as duas companhias representa a união de empresas reconhecidamente inovadoras e tem como objetivo o desenvolvimento, produção e comercialização de bebidas em cápsulas para a máquina Brastemp B.blend.
O anúncio também se estende para a abertura das vendas da máquina Brastemp B.blend, primeira plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one do mundo, que já está disponível para consumidores das cidades de São Paulo, Campinas e região. O passo inicial da parceria firmada entre Ambev e Whirlpool, dona da marca Brastemp, é que o Guaraná Antarctica será vendido em cápsulas. Ou seja, o tradicional refrigerante poderá ser preparado na máquina B.blend dentro da casa dos consumidores.
A máquina B.blend transforma cápsulas em bebidas quentes, geladas, com ou sem gás. Dentro de casa, em uma mesma plataforma, é possível produzir 10 tipos de bebidas em mais de 20 sabores diferentes. A tecnologia identifica automaticamente a bebida e a prepara para o consumo. É só escolher a cápsula e apertar o botão. Ou seja, ela oferece tudo o que o consumidor mais busca: variedade e conveniência.
“A B.blend é mais do que uma máquina de bebidas, é a primeira plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one do mundo. A nova plataforma oferece diversidade para os consumidores e, por isso, as parcerias com marcas de qualidade são tão importantes para o produto. A sinergia com a Ambev apareceu de imediato: uma empresa extremamente reconhecida no mercado de bebidas, que compartilha a nossa visão e que tem marcas tão importantes e muito know how certamente traz valor para o negócio”, afirma Fernando Yunes, vice-presidente de Novos Negócios, Serviços ao Consumidor e Peças da Whirlpool Latin America, além de líder responsável pela criação da B.blend.
Ambev e Whirlpool têm apresentado aos consumidores inúmeras novidades que vão ao encontro das expectativas dos brasileiros. São produtos e tecnologias que atendem aos novos costumes, que se adaptam aos mais diferentes perfis de pessoas, transformam comportamentos e até mesmo antecipam tendências. Seus lançamentos oxigenam, revolucionam e trazem maior dinamismo ao mercado em que atuam e ao ambiente de negócios.
Na B.blend Máquinas e Bebidas S.A, Ambev e Whirlpool possuem 50% de participação cada. O CEO da nova companhia é Thiago Nori. Na Whirlpool, Thiago atuou como diretor de novos negócios tendo trabalhado na criação do negócio B.blend e também na área de marketing do Negócio Água. Teve ainda passagem por empresas como CSU, Banco Santander, entre outras. É formado em Comunicação, com pós-graduação em Administração de Negócios pela ESPM e extensão executiva de negócios pela The Wharton School, University of Pennsylvania.
O cargo de CFO é ocupado por Rubens Aiello Padilla. Formado em Administração pela EAESP-FGV, Rubens iniciou sua carreira no setor industrial nas áreas financeira, planejamento, performance e tesouraria. Com experiência no mercado de bancos como trader de moedas e opções, ingressou na Ambev em 2011, onde atuou na tesouraria e na área de embalagens.
Guaraná Antarctica ao toque de um botão
A criação da joint venture entre Ambev e Whirlpool representa a união e a complementariedade de forças e expertises. As empresas possuem marcas fortes e juntas poderão apresentar cada vez mais novidades aos brasileiros. O grande primeiro anúncio dessa parceria é que o refrigerante Guaraná Antarctica, líder absoluto no segmento guaraná no Brasil, será vendido em cápsula.
“O mundo tem sede de inovação e nós buscamos não só acompanhar esse movimento como também antecipá-lo. As nossas inovações trazem variedade, poder de escolha e buscam antecipar as necessidades das pessoas. Com a B.blend, apostamos em uma nova forma de consumir bebidas”, afirma Marcel Regis, vice-presidente de refrigerantes de Ambev.
A marca de refrigerante tão conhecida e amada pelos brasileiros poderá ser comprada em cápsula para ser preparada nas máquinas B.blend, dentro das casas dos consumidores. As cápsulas de Guaraná Antarctica estarão disponíveis para venda ainda este ano por meio do site da B.blend.
B.blend Experience
As vendas da B.blend iniciam com um pacote especial, chamado B.blend Experience, voltado aos primeiros 500 compradores da máquina. “O foco é garantir a melhor experiência dos consumidores com a nossa plataforma de bebidas, que poderão desfrutar dos benefícios exclusivos do programa. Entre as vantagens estão kits especiais com 100 cápsulas, recebimento em primeira mão dos sabores que serão lançados em 2015 e convites para eventos de co-criação de novas bebidas B.blend”, explica Thiago Nori, CEO da joint venture B.blend.
B.blend foi apresentada ao mercado em agosto de 2014 pela Brastemp, uma marca pioneira, que trouxe diversas inovações para os consumidores brasileiros ao longo dos anos. É uma plataforma de inovação contínua, que permite o desenvolvimento de novos sabores, a customização de bebidas de acordo com preferências regionais e, futuramente, contará com a influência dos próprios consumidores. Disponível nas cores graphite (grafite), pepper (vermelha) e berry (roxa), a máquina será comercializada, inicialmente, para entrega na cidade de São Paulo, Campinas e região, por meio do site www.bblend.com.br.
Mais informações sobre B.blend em www.bblend.com.br
Curta a página no Facebook: www.facebook.com/B.blendBrasil
SOBRE A WHIRLPOOL LATIN AMERICA
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, inovação, preocupação com o meio ambiente e paixão pelos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Em 2014 a empresa lançou 180 produtos e este ano os consumidores conhecerão outros 200 lançamentosjá programados pela Cia.
Há 18 anos consecutivos a Whirlpool é considerada uma das Melhores Empresas para trabalhar segundo o ranking do Guia Você S/A. Atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.
Whirlpool atua de forma responsável com respeito aos aspectos econômicos, sociais e ambientais, visando a sustentabilidade do negócio nas localidades onde está presente. A gestão de resíduos, do clima e da água, a busca pela eficiência energética e a oferta de produtos sustentáveis estão entre suas prioridades. A empresa investe de 3% a 4% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento de soluções e benefícios reais aos consumidores no Brasil. Por meio do Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul apoia o empreendedorismo entre mulheres em vulnerabilidade social e econômica, já tendo beneficiado 33 mil pessoas em todo o Brasil.
Em 2014, novamente a Whirlpool foi reconhecida como modelo de Responsabilidade Corporativa no Brasil segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, da Editora Abril, sendo uma das 61 organizações que se destacaram como modelo em sustentabilidade no País.
SOBRE A AMBEV
“Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 17 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).
Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – mais de 34 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.
Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.
Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2014, o volume de vendas da companhia chegou a quase 172 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 38 bilhões – crescimento de 10,9% em relação ao ano de 2013.
Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós-consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.