Durante o evento, a empresa mostrará como aplica o conceito de qualidade total para a eficiência dos processos na Manufatura, com destaque para suas novas linhas de micro-ondas
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, apresenta, nesta quinta (26), durante o XI Fórum Nacional de Lean, as inovações e resultados alcançados na Unidade Manaus com a aplicação da filosofia Lean Manufacturing nos processos internos.
Desde 2004, a Unidade do PIM adota os princípios de Lean, que busca atender às necessidades dos clientes internos e externos com qualidade e no tempo certo, por meio da melhor utilização de recursos e eliminação constante dos desperdícios. Um dos principais conceitos utilizados na implantação dessa filosofia é o Jidoka, que busca eliminar a causa raiz da falha, estabelecendo um sistema que evite a geração do defeito ou pelo menos detecte o erro na origem para evitar a propagação do mesmo nos processos seguintes, garantindo assim um produto de melhor qualidade.
A gestão pelo Jidoka tem sido largamente adotada em toda a Manufatura, com destaque para as novas Linhas de montagem de micro-ondas, inauguradas no ano passado. De acordo com o especialista de Processos na Whirlpool Latin America, Flaubert de Lima Ribeiro, a implantação da metodologia na remodelagem da Linha, seguindo à risca os direcionamentos de Lean –, desde o desenho de cada posto com conceito de golden zone até o fluxo de materiais — proporcionou os melhores resultados em eficiência já registrados pela Companhia.
Como diferencial na aplicação do Pilar Jidoka, a Empresa desenvolveu uma matriz de excelência inovadora, unificando as ferramentas tradicionalmente conhecidas tais como sistema andon, poka-yokes, inspeção, para acompanhar a evolução da qualidade em todos os processos.
Nas Linhas de Micro-ondas, a automatização do processo produtivo e otimização do fluxo de materiais foi desenvolvido para garantir o atendimento dos níveis mais altos da matriz de excelência Jidoka e em conformidade com as melhores práticas de Lean nas plantas da Whirlpool no mundo. “Este case de aplicações Lean é motivo de orgulho para toda a Companhia e a consolidação das experiências de mais de uma década de nosso compromisso com a melhoria contínua e busca pela excelência de gestão e processos. E como resultado, a Unidade conquistou ganhos significativos também em segurança, ergonomia e produtividade, com mais de 250 colaboradores beneficiados”, destaca Sérgio Silva, diretor de Manufatura de Manaus.
Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.