Cerca de 75% das patentes da empresa surgiram em Joinville, o que coloca a região como referência no mapa brasileiro de inovação.
Considerada uma das empresas mais inovadoras do Brasil, a Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, aposta em sua Unidade de Joinville como um polo de inovações, que desenvolve, exporta e fabrica produtos com soluções diferenciadas para o consumidor. Atualmente, 75% do total de pedidos de patentes da Whirlpool vêm de Joinville, o que coloca a região como referência no mapa brasileiro de inovação.
Para se manter competitiva e inovadora, todos os anos, a Companhia destina de 3% a 4% do faturamento para pesquisa e desenvolvimento e em torno de 23% de sua receita vem de produtos inovadores. Em 2014, a empresa obteve a concessão de 92 patentes, sendo 40 no Brasil e 52 no exterior. Em constante evolução, esses números comprovam o motivo pelo qual a Whirlpool é a única empresa do Brasil entre as 500 mais inovadoras do mundo, de acordo com o ranking de registros de patentes da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), e a empresa privada com o maior número de depósitos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com prioridade brasileira.
Entre as principais recentes inovações da Whirlpool que nasceram em Joinville estão a Cervejeira Consul, com controle eletrônico de temperatura que não deixa a cerveja congelar; o refrigerador Brastemp Maxi Inverse, com Central Inteligente que gerencia alimentos, faz lista de compras e envia para o celular; e a B.blend, a primeira plataforma de bebidas all-in-one da Brastemp no Brasil, que faz bebidas a partir de cápsulas, além de entregar água purificada natural, fria, gelada, quente e com gás.
“Desenvolver e produzir eletrodomésticos tão inovadores é motivo de orgulho para Joinville, o que reforça o potencial e a relevância da região para a Companhia, que, no ano passado, lançou 180 produtos e, em 2015, terá 200 lançamentos”, ressalta Guilherme Marco de Lima, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Whirlpool Latin America.
Para criar produtos tão inovadores, a Whirlpool envolve uma gama de profissionais dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de conceitos e soluções diferenciadas. Em Joinville, há uma equipe de colaboradores atuando na área de inovação, entre os quais se destaca o engenheiro de Tecnologia Vinicius Bianchezzi, que trabalha há mais de 4 anos na empresa e foi o maior depositante de patentes no último ano. “Participei do desenvolvimento de 5 a 7 patentes em 2014 e as principais inovações foram, sem dúvida, para a B.blend. Entre as soluções mais relevantes estão o conjunto de movimentação e ajuste de altura de copos, bem como o conjunto de compressão de cápsulas para a máquina”, destaca Bianchezzi.
Como forma de aperfeiçoar cada vez mais as soluções, o engenheiro trabalha também em parceria com o time global de inovação da Whirlpool e lidera um grupo de discussão com profissionais de vários países, a fim de compartilhar experiências, estabelecer as melhores práticas de desenvolvimento e os conceitos mais adequados para cada projeto na área de refrigeradores.
Além de uma equipe altamente especializada, a Whirlpool conta ainda com importantes aliados no desenvolvimento de inovações em Joinville: as universidades. A empresa mantém parcerias com a UFSC, UDESC e Univille, por exemplo, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de pesquisas, gerar conhecimento e atrair talentos para a criação de produtos mais competitivos e diferenciados.
“Todo esse empenho e investimento em inovação reforça o compromisso da Whirlpool com Joinville. Em 2015, completamos 65 anos de atuação na cidade e continuaremos apostando em inovações e produtos cada vez mais sustentáveis, contribuindo assim para o desenvolvimento da região”, conclui Lima.
Sobre a Whirlpool Latin America
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.