Com a falta de tempo e preocupação com a economia de água, a lava-louças cada vez mais desperta o interesse dos consumidores. O uso do eletrodoméstico traz diversos benefícios ao dia a dia, garante a economia de até seis vezes mais água e permite que o seu tempo seja dedicado a outras atividades. Além disso, lavar as louças manualmente, com esponja, é menos eficaz, sendo que a higienização das louças por completo só ocorre com o uso da máquina. Porém, antes da compra, o consumidor deve conferir alguns requisitos de instalação:
– as medidas do produto que se pretende comprar devem ser verificadas com o espaço disponível para instalação;
– 5 cm é a distância mínima que se deve manter entre paredes ou gabinetes e as laterais e parte de trás da lava-louças;
– o espaço disponível deve contar com fácil acesso ao ponto de entrada de água e escoamento (drenagem); e a eletricidade deve ser de acordo com a voltagem do eletrodoméstico. É importante também haver uma tomada exclusiva que fique externa ao nicho, conforme as recomendações do manual.
– o piso ou área de apoio da lava-louças deve estar nivelado. A lava-louças não deve ser instalada sobre pisos com carpetes ou tapetes, para não obstruir o sistema de ventilação;
– o local de instalação deve garantir a abertura completa do produto para devida visualização e acesso para carregar e descarregar as louças.
– para lava-louças de embutir, ou que serão instaladas em móveis planejados, sempre atentar-se para as especificações recomendadas no manual do consumidor
Fonte: Engenharia de Serviços da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.