A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, em parceria com a ESPM, a principal escola de Comunicação, Marketing e Gestão do País, lançou um desafio real aos alunos da instituição: acompanhar um consumidor – durante 48 horas – em casa, no trabalho e na vida social para mapear seus anseios e desejos, de modo a gerar soluções inovadoras e comercialmente viáveis. O projeto intitulado “Desafio Brastemp 48H” visou compartilhar o conhecimento e contribuir para a profissionalização da inovação no Brasil.
“Por meio dessa parceria queremos dividir a nossa expertise com os futuros profissionais para que eles percebam que a inovação deve ser parte do DNA de qualquer empresa”, destaca Vitor Bertoncini, diretor de Estratégia da Whirlpool Latin America.
Marcelo Chiavone Pontes, Líder da Área de Marketing, Pesquisa e Economia da ESPM, revela que a instituição está muito animada com este projeto. “O desafio proposto aos nossos alunos foi muito interessante, pois contemplou a análise etnográfica de um consumidor para posterior proposta de inovação. E nada melhor para a ESPM, que tem o pioneirismo e a inovação em seu DNA, do que ter como parceira a empresa que é referência neste segmento”, conclui.
Com duração de cerca de dois meses, o “Desafio Brastemp 48H” teve como fio condutor incentivar os estudantes na arte de inovar, por meio de um case real de mercado. Como parte da proposta de capacitação, os profissionais da Whirlpool ministraram na ESPM aulas de metodologias de inovação, tendências e branding para dar suporte aos alunos nas análises de comportamento do consumidor.
Os cinco grupos finalistas contaram com coaching dos profissionais de marketing e inovação da Whirlpool, que dedicaram boa parte do tempo para ajudar os estudantes na conclusão do trabalho. O projeto vencedor será apresentado até o final do mês à vice-presidente de marketing da Whirlpool.
Principais conclusões
O estudo dos hábitos de consumo realizado pelos alunos do Desafio Brastemp 48H apontou, por exemplo, que a rotina dos consumidores – e dos membros das suas famílias – está cada vez mais intensa. Observou-se que ter a possibilidade de realizar diferentes tarefas de modo eficiente e no mesmo período de tempo, seja em casa ou no trabalho, é imprescindível nos dias de hoje. Nesse cenário, os benefícios da conectividade extrapolam as redes sociais e as ferramentas de pesquisas, e batem à porta de novas possibilidades. Uma delas, citadas pelos consumidores monitorados, é a facilidade em ter os eletrodomésticos conectados, como, por exemplo, controlar na própria geladeira o vencimento de alimentos – evitando o desperdiço – ou ter o download de uma receita diretamente no fogão.
Além disso, os alunos mapearam entre os consumidores jovens, a perda, ao longo dos últimos anos, de conhecimento sobre como cuidar da casa (desde como preparar um arroz até melhor forma de lavar as roupas), apontando necessidade de soluções mais práticas e cômodas para o universo doméstico para facilitar o dia a dia.
Inovação da marca
A Brastemp é uma marca que mistura irreverência, elegância, ousadia e estilo. É uma empresa que não para de inovar e coleciona pioneirismo, como a primeira lavadora automática do País, a tecnologia Frost Free, a primeira linha de eletrodomésticos personalizados (Brastemp You), uma linha exclusivamente vintage, inspirada nas décadas de 50, 60 (Brastemp Retrô), o refrigerador e fogão com conectividade (Inverse Maxi e Ative! Smart Cook).
Informações à imprensa – Whirlpool Latin America
Vanessa Cecília Gouvêa – vanessa.cecilia@inpresspni.com.br|(11) 3323-1579
Juliana Annunciato – juliana.annunciato@inpresspni.com.br | (11) 3323-1582
Informações à imprensa – ESPM
Fábio Chaves – fabio.chaves@spga.com.br | (11) 3078-1161 | (11) 7796-1654
Regina Lima – regina.lima@spga.com.br | (11) 3078-1161 | (11) 7823-3162
Gislaine Felipe – gislaine.felipe@spga.com.br | (11) 3078-1161 | (11) 7796-9178