O encerramento da Semana de Prevenção a Acidentes, Meio Ambiente e Qualidade (Sipamaq) da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, contou com sucessos musicais no concurso de paródias, competição já tradicional do evento. Os hits dos cantores Anitta, Zé Ramalho e Naldo foram alguns dos escolhidos pelos funcionários para traduzir o tema do concurso: “Transformando colaboradores em fãs com saúde, segurança, meio ambiente e qualidade”.
A semana contou com diversas atividades, divididas em estandes que buscavam integrar o tema do evento, que seguiu o do concurso:
· Lean: O estande contou com uma retrospectiva da implantação do Lean na Whirlpool, um conjunto de ferramentas do sistema Toyota de produção que já é trabalhado há 10 anos na companhia.
· Qualidade: Com jogo dos erros, o estande trazia uma simulação de defeitos em produtos, além de brincadeiras que mostravam indicadores de qualidade
· Meio ambiente: O estande trazia como foco explicações sobre a padronização de armazenagem dos produtos químicos. Como interatividade, os funcionários tinham que etiquetar corretamente os produtos químicos de acordo com os padrões utilizados dentro da unidade.
CIPA: Com o jogo passa e repassa, os funcionários respondiam questões sobre segurança no trabalho.
· Ergonomia: O propósito do estande era ser um espaço para que os colaboradores dessem suas opiniões sobre o assunto. Os funcionários deveriam responder a pergunta: “Por que você curte a ergonomia?”.
· Consulado da Mulher: os funcionários formavam frases sobre o Consulado da Mulher. As melhores frases receberam um brinde produzido por um dos empreendimentos assessorados pelo programa da Consul.
Qualidade de Vida: O estande contou com uma minicidade sustentável, projeto inédito do Serviço Social da Indústria (SESI), onde voluntários simulavam o cotidiano de uma cidade.
Além dos trabalhos desenvolvidos nos estandes e do concurso de paródias, foram realizados também um concurso de bandeiras sustentáveis e um de teatro. Na competição de paródias, o vencedor utilizou o tema “Transformando colaboradores em fãs” na música ‘deixa a vida me levar’, do Zeca Pagodinho. Além do vencedor, que recebeu um forno elétrico de mesa Brastemp Ative!, outras quatro equipes foram premiadas. O segundo colocado recebeu um aspirador de pó Consul e os outros três premiados ganharam um purificador de água Consul.
Para o concurso de bandeiras sustentáveis, somente poderiam ser utilizados materiais recicláveis. O grupo vencedor recriou uma bandeira do Brasil, com plástico como principal matéria-prima. O grupo, formado por todos os colaboradores da área de Fabricação Metais, recebeu como prêmio um café comemorativo.