Jovens que trabalham na multinacional têm como meta desenvolver um projeto para a principal ação social da empresa A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, incentiva os seus trainees a se engajarem com o tema sustentabilidade por meio de desafios que tragam resultados sólidos. Todos dedicam 20% do seu tempo à criação de projetos que agreguem valor ao Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que assessora mulheres de baixa renda e pouca escolaridade a encontrarem formas de gerar sua própria renda. ?O Consulado da Mulher é uma grande iniciativa da Whirlpool que, neste ano, comemora 10 anos de existência. Os nossos colaboradores já são engajados na causa, e aproveitamos a oportunidade de trazer estes jovens para conhecer o Consulado, criar oportunidades de desenvolvimento únicas, relacionadas à prática dos valores da Whirlpool, como trabalho em equipe, além da responsabilidade social e sustentabilidade?, destaca Andrea Clemente, gerente-geral de Recursos Humanos da Whirlpool Latin America. Os trainees atuam com o Consulado da Mulher desde 2010, quando passaram a dedicar uma porcentagem expressiva de seu tempo à iniciativa, em paralelo com os projetos de sua área de alocação. Já no primeiro ano, o trabalho tomou proporções visíveis, quando elaboraram um plano de negócios para a Lavanderia Solidária na Vila Nova Esperança, comunidade em situação de vulnerabilidade social localizada no Guarujá (SP). O projeto foi pensado para gerar oportunidades às 32 famílias recolhidas de uma região de risco e que receberam casas pré-fabricadas construídas pela Whirlpool em parceria com a Dow e a ONG Habitat para a Humanidade. Como esses moradores não tinham gastos com energia elétrica e água, por exemplo, surgiu a necessidade de encontrar formas de geração de renda. Daí a ideia de montar uma lavanderia na qual as famílias pudessem gerar sua própria renda. Em 2011, a turma focou-se na captação de recursos e na expansão do Espaço Solidário para outras organizações, que são lanchonetes que oportunizam aprendizado sobre o funcionamento e gestão de um negócio e geração de trabalho e renda às mulheres assessoradas pelo Consulado da Mulher. ?O envolvimento desses jovens é de extrema importância para a sinergia do Consulado da Mulher com os negócios da companhia, principalmente se pensarmos que eles serão os futuros líderes da empresa?, destaca Leda Böger, diretora executiva do Consulado da Mulher. Alinhados à meta do Consulado da Mulher de captação de recursos em 2012, os trainees estruturam estratégias para angariar fundos para a instituição com campanhas internas e externas. Sobre a Whirlpool Latin America Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid com fábricas em Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP). Conta com 14,5 mil colaboradores, 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. A Whirlpool é uma das Melhores Empresas para se Trabalhar, segundo o Guia Você S.A./Exame há 15 anos; é a segunda Empresa Mais Inovadora do País, escolhida pela revista Época Negócios; e uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, de acordo com o Guia Exame de Sustentabilidade, em 2010. Foi eleita, também, de acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos.