Entre os dias 6 e 10 de agosto, os funcionários da Unidade Joinville da Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (Sipamaq). Este ano o evento também será aberto para os familiares dos colaboradores. Durante a semana eles poderão visitar estandes e conhecer as ações que a companhia desenvolve no âmbito dos temas da Sipamaq.
O evento, que acontece anualmente, nesta edição traz atividades culturais e concursos com o seguinte tema: ?Você é o resultado das suas escolhas! Escolha mais saúde e segurança, mais qualidade, mais meio ambiente?. Além disso, está sendo promovida em toda a Unidade uma gincana para os filhos dos funcionários. Entre outras atividades, as crianças estão produzindo desenhos que retratem como elas veem os pais e as mães no trabalho com relação à segurança, e que serão expostos durante o evento.
Envolver a família faz parte de uma estratégia da empresa que busca conscientizar também quem está em casa para temas como saúde e segurança. Confira abaixo os estandes que farão parte da Sipamaq:
Segurança do Trabalho: conscientização sobre uso de equipamento de proteção individual (EPIs), direção defensiva, entre outros assuntos.
Qualidade: Jogos e atividades para mostrar a importância de sempre trazer o melhor para o consumidor.
Sindicato: informações sobre o Sinditherme (Sindicato de Trabalhadores nas Indústrias de Refrigeração de Joinville).
Meio Ambiente: orientações sobre assuntos como descarte adequado de resíduos e uso consciente da água;
Programa De Bem Com a Vida: colaboradores poderão participar de quiropraxia, realizar atividades físicas com orientação do SESI e conhecer melhor as ações do Consulado da Mulher, ação social da marca Consul.
Lean Manufacturing: Atividades relacionadas a processos de melhorias implementados na unidade por meio das ferramentas Kaizen.
Consulado da Mulher: Retrospectiva com colagem de fotografias, em comemoração aos 10 anos do Consulado da Mulher, e jogo de perguntas e respostas.
Sobre a Whirlpool Latin America
Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.
No Brasil, possui 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.
De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool S.A. é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil no ranking de 2010 e a Empresa Mais Inovadora do país em 2010, segundo a revista Época Negócios, e a segunda mais inovadora, em 2011.
Além disso, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam, em média, 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.
Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 30 mil pessoas.