A Unidade da Whirlpool Latin America em Manaus, Amazonas, inaugurou esta semana uma nova linha de montagem de condicionadores de ar modelo split das marcas Brastemp e Consul. Os novos equipamentos da fábrica apresentam um avanço na qualidade da produção e do bem estar dos colaboradores. Para atuar nos postos da nova linha foram contratados 280 funcionários. Considerando estas e outras contratações em andamento, a unidade passa a contar a partir deste mês com 1500 colaboradores.Na nova linha de montagem, que está em operação desde o dia 30 de julho, o processo de produção manual é substituído por um fluxo automatizado, que gera maior conforto físico ao colaborador. Além de aumentar a segurança, a produção sequenciada é mais ergonômica. As inovações na operação de manufatura ainda passam pela implantação de novos testes de performance e melhor definição de fluxos. Um exemplo é a fabricação simultânea de unidades internas e externas do produto, garantindo uma produção mais inteligente e enxuta. O investimento acontece após uma série de negociações entre o governo federal e representantes do setor de eletroeletrônicos para igualar as condições de oferta frente aos produtos importados. A partir de setembro, os condicionadores de ar modelo split produzidos fora do Brasil sofrerão uma elevação na alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).Este cenário mais competitivo exigiu a expansão da produtividade para mantermos o nosso negócio a níveis sempre saudáveis. Com isso, ainda reforçamos o compromisso da empresa em continuar investindo no Polo Industrial de Manaus. Esta nova linha de montagem representa um aumento de mão de obra na unidade, além de um ganho de 16% em capacidade de produção?, afirma Evandro Cavalieri, Gerente Geral de Manufatura da Unidade Manaus. A produção da linha de condicionadores de ar split foi iniciada na Unidade Manaus em 2005. A planta ainda é responsável pela produção de toda a linha de fornos micro-ondas e lava-louças das marcas Brastemp e Consul. Além de implementar processos mais modernos e eficientes na unidade, o investimento na nova linha de splits, garante aos consumidores a entrega de produtos com alta qualidade e desempenho.Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.No Brasil, possui 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool S.A. é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil no ranking de 2010 e a Empresa Mais Inovadora do país em 2010, segundo a revista Época Negócios, e a segunda mais inovadora, em 2011. Além disso, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam, em média, 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 30 mil pessoas.