Líder no mercado de eletrodomésticos na América Latina, a Whirlpool, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, sempre procurou o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social na gestão de seus negócios. Muito antes de o tema sustentabilidade entrar em foco, a empresa já se preocupava em se reinventar para construir uma companhia verdadeiramente responsável e sustentável: foi precursora, por exemplo, na oferta de refrigeradores equipados com compressores livres de CFC, disponíveis no mercado brasileiro desde 1997. O significativo investimento em pesquisa possibilitou que a companhia conseguisse eliminar completamente o CFC em 2000, uma realização que marca a história do segmento. Quando as discussões em torno da preservação ambiental ainda ganhavam força, em 1972, com a Conferência de Estocolmo, a Consul já implantava um sistema para tratamento de efluentes no Brasil ? a primeira de muitas ações em prol do meio ambiente em que a Whirlpool iria investir. ?Percebemos que a empresa precisava redefinir suas obrigações com a sociedade e, a partir daí, passou a fazer parte de nossa cultura oferecer aos consumidores produtos cada vez mais diferenciados e ao mesmo tempo sustentáveis?, explica Armando Ennes Valle Jr, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade. A empresa partipa do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) desde a sua criação, em 1986. A busca pela eficiência energética se manteve como um dos objetivos da Whirlpool ? a cada nova geração de produtos, dentro de um ciclo de dez anos, a economia de energia chega a ser de até 50% em relação à anterior. O consumo de água também sempre foi uma das grandes preocupações da companhia, que tem como meta a redução da utilização do recurso no processo produtivo e também no consumo dos produtos. As novas tecnologias possibilitaram uma diminuição significativa de uso de água em aparelhos como lava-louças ? graças ao desenvolvimento tecnológico constante, o uso de água destes equipamentos caiu quase 60% se comparado aos fabricados há oito anos. Em testes feitos pela Brastemp e validados pela Sabesp, comprovou-se que a lavagem com as lava-louças Brastemp usa até 80% menos água ? de 15 a 21 litros, dependendo do modelo ? do que a lavagem a mão, em que se gastam cerca de 120 litros por lavagem. Projetos que minimizam impactos ambientais A década de 2000 foi marcada por projetos de sucesso, entre eles Projeto Ozônio, Projeto Gaia e Jornada para a Sustentabilidade, voltados, respectivamente, para o recolhimento, por profissionais técnicos de Serviços Autorizados Brastemp e Consul, dos gases refrigerantes de produtos mais antigos; para a reciclagem de embalagens; e para a conscientização dos colaboradores sobre a melhoria constante em temas como qualidade, saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social. Ainda em 2000, a fábrica de Manaus foi a primeira do Brasil e de toda a Whirlpool Corporation a receber, ao mesmo tempo, as certificações pelas normas ISO 14001 (relacionada com a gestão do meio ambiente), OHSAS 18001 (relativa à saúde e segurança dos colaboradores) e ISO 9001 (sobre qualidade de produtos). Metas para a sustentabilidade Todas as áreas da Whirlpool possuem metas de sustentabilidade. Em 2010, 96% delas foram cumpridas. No mesmo ano, o Guia Exame de Sustentabilidade elegeu a Whirlpool Latin America como uma das 20 empresas-modelo na área. Em 2011, foram investidos R$ 10,8 milhões em diversos programas de melhoria ambiental, um salto de mais de R$ 4 milhões com relação a 2010, além dos 3,7 milhões direcionados para o Consulado da Mulher, ação social da marca Consul criada há 10 anos, que já beneficiou mais de 30 mil mulheres de baixa ou nenhuma renda, em todo o país. ?Ano após ano, a companhia investe em produtos que consomem menos energia, utilizam quantidades menores de água e insumos, e empregam mais materiais recicláveis em sua composição. A Whirlpool foi pioneira na valorização da sustentabilidade em seu setor, mas sabe que a evolução é um trabalho permanente?, destaca Armando. ?Construir uma empresa ambiental e socialmente responsável é uma tarefa sem fim, mas a Whirlpool trabalha para estar sempre à frente nessa busca?, reforça. Rio+20 A Whirlpool Latin America será uma das patrocinadoras do ?Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20: Inovação e Colaboração para o Futuro que Queremos?, organizado pelo Pacto Global das Nações Unidas pela Rede Brasileira do Pacto Global, da qual a empresa é signatária. O evento, que será realizado entre 15 e 18 de junho, no Rio de Janeiro, terá como objetivo fortalecer a contribuição do setor privado com a construção de uma economia verde, estimulando a ação conjunta entre empresas, governo e sociedade civil. Para isso, durante quatro dias, serão trocadas experiências e expostas as melhores práticas na busca pelo desenvolvimento sustentável. ?Patrocinar o fórum é uma oportunidade de compartilhar conquistas e desafios ambientais e sociais, além de reafirmar, globalmente, o compromisso da companhia com a sustentabilidade?, conclui Armando.