A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, conseguiu economizar 107 mil m³ de água em 2011, 13% a mais do que no ano anterior. Isso significa uma redução de 107 milhões de litros, alcançada por meio de programas de tratamento, reuso e gestão da água. Com a quantidade de água economizada seria possível suprir as necessidades da Unidade de Joinville por três meses, da de Rio Claro por seis meses ou da de Manaus por dois anos.Essa economia se deve a uma série de ações realizadas em todas as unidades do Brasil, como a captação de água da chuva, em Joinville e Rio Claro, a reutilização da água no processo de produção de lava-louças, em Manaus, entre outras melhorias nos processos de produção das fábricas, como a utilização da nanotecnologia no processo de pintura dos refrigeradores e a esmaltação de peças a pó.Apesar de não ser fabril, a Unidade de São Paulo também contribuiu para esse resultado de forma significativa. Entre as iniciativas realizadas, estão a manutenção na tubulação para detectar vazamentos e a orientação de colaboradores para o uso consciente da água. Além disso, foi reforçada a existência de um canal específico para o relato de possíveis vazamentos. Com isso, entre 2009 a 2011, a utilização de água por funcionário passou de 3,97 m³ para 1,51 m³ em 2011, uma economia de 62%.