No ano passado, os Espaços Solidários, lanchonetes gerenciadas por grupos de empreendedoras assessoradas pelo Instituto Consulado da Mulher, ação de responsabilidade social da marca Consul, faturaram, juntos, mais de 640 mil, número 25,7% maior do que em 2010. Localizados nas unidades da Whirlpool Latin America em Manaus, Joinville, Rio Claro e São Paulo, as lanchonetes geraram uma renda média mensal de R$ 1.125 às empreendedoras, e beneficiaram 112 pessoas de forma direta e indireta.Dedicados às mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, os locais são laboratórios para que as empreendedoras populares possam desenvolver habilidades para gestão de um empreendimento. Os Espaços estão instalados de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e oferecem uma infraestrutura completa às assessoradas, que inclui cozinha, estoque e área para atendimento de clientes. Durante a assessoria do Instituto, as empreendedoras adquirem a experiência prática de comercialização, fluxo de caixa, melhoria de produtos, gestão de empreendimentos de alimentação, entre outros, atividades que permitem a geração de renda – distribuída igualmente entre as empreendedoras ? e sua administração para o crescimento do negócio.Renda média por empreendedora em 2011Joinville: R$ 603Manaus: R$ 994Rio Claro: R$ 2.225São Paulo: R$ 832?O modelo de negócios social vem trazendo excelentes resultados às empreendedoras que o administram, tanto na geração de renda como na qualificação das assessoradas para gestão de empreendimentos voltados à alimentação?, destaca Leda Böger, diretora Executiva do Instituto Consulado da Mulher. O modelo pode ser replicado por empresas interessadas em investir no empreendedorismo feminino e responsabilidade social.