Condicionador de ar My Mood, lava e seca roupas Vantage e Forno Tipo Pizza foram apontados pelo consumidor colombiano como referências de modernidadeSão Paulo, 14 de março de 2011 ? Um condicionador de ar split que regula temperaturas combinando-as com cores e aromas para criar diferentes ambientes, uma lavadora e uma secadora com ciclos customizados e um forno de pizza que cozinha e gratina com baixo consumo de gás são as inovadoras soluções da Whirlpool que acabam de receber o prêmio Great Idea na Colômbia. E essa conquista tem um tempero brasileiro, pois a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento participou de dois dos projetos vencedores: split My Mood e Forno Tipo Pizza de vinte polegadas. O prêmio que foi entregue em Bogotá, capital colombiana, na noite do dia 9 de março, marca o resultado da primeira pesquisa sobre inovação realizada no mercado colombiano. Os 45 produtos vencedores em cada categoria receberão o selo Great Idea durante todo ano de 2011, período em que a pesquisa é válida. O objetivo é distinguir as marcas que oferecem altos padrões de qualidade e inovação entre a grande variedade de produtos desenvolvidos e colocados no mercado a cada ano. Além de um estudo de marketing para as marcas participantes, o prêmio funciona como um certificado para os próprios clientes e a expectativa é de que os itens premiados registrem um aumento de 7% a 20% nas vendas. Mais de oito mil consumidores foram entrevistados em relação aos atributos de satisfação, inovação, utilização, conceito e atratividade dos mais de 100 produtos inscritos. ?Para inovar, não precisamos ter ideias mirabolantes, complicadas. A inovação pode ser simples, mas é fundamental que entregue benefícios para os nossos consumidores, retorno para os acionistas e para a comunidade. É assim que trabalhamos na Whirlpool?, afirma o gerente geral de Design Industrial e Inovação da Whirlpool Latin America, Mario Fioretti. Representada no Brasil pelas marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool Latin America possui no País 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e quatro Centros de Tecnologia especializados em cocção, condicionadores de ar, lavanderia e refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Em 2010, a companhia lançou 200 novos produtos, uma média de quatro por semana. Em três anos, a Whirlpool Latin America multiplicou por oito sua receita com produtos classificados como inovadores. No último ano, 25% da receita veio desses produtos. Para 2011, a empresa quer manter a receita gerada com a venda deste tipo de produto. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos (Whirlpool S.A.). Além disso, a Whirlpool Latin America é hoje a empresa privada que mais deposita patentes no País. O consumidor já pode conferir no mercado brasileiro o condicionador de ar, que já está à venda e a Vantage, que chega ao mercado a partir de maio. Já o Forno Tipo Pizza ainda não tem data para chegar ao País Condicionador de Ar Split Brastemp My Mood combina temperatura, cores e aromasAlém de adequar a temperatura ambiente, novo condicionador de ar split emite luzes e aromas que se adaptam ao humor do consumidor. São quatro moods que foram estudados para trazer diferentes sensações nos diversos momentos do dia e criar o clima da casa. O Refresh traz sensação de bem-estar e frescor, o Energy é o mood para o acordar, pois simula o nascer do sol, o Spicy é para criar o clima de romance à noite em casa e o relax simula o pôr-do-sol, trazendo o relaxamento que se precisa depois de um dia cheio de atividades. O preço sugerido do aparelho é de R$ 1.899,00. Brastemp Vantage ? Estilo & Design na lavanderiaFora do comum, a lavadora e a secadora Brastemp Vantage são ideais para quem tem estilo próprio e gosta de vê-lo refletido em sua casa. É a primeira com controle inteiramente touch, seus ciclos são customizados pensando nas necessidades e preferências do consumidor, a partir da memorização de programações. Com o Monitor Eco, monitora e armazena o gasto de energia e água dos últimos ciclos. Ao escolher o ciclo, pode optar-se pela versão mais econômica, reduzindo o consumo de água e/ou de energia. Ela ainda calcula sua economia mensalmente. Preço sob consulta. SecadoraA secadora previne a criação de rugas quando a roupa não puder ser retirada da secadora ao final do ciclo e, assim como a lavadora, possui ciclos específicos para cada tipo de roupa e diferentes cores, como as opções roupas de bebê, urso de pelúcia ou almofada; e também programa a secagem das peças em até 12 horas. A função Revitalizar elimina odores e rugas de roupas guardadas há muito tempo, deixando-as com o frescor de roupas recém lavadas.Preço sob consulta. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag. No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,1 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios. Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.399 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas. Sobre a Whirlpool CorporationA Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com. Sobre o 100º aniversário da Whirlpool CorporationFundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.