As lavadoras de roupas da Brastemp e Consul e lava- louças Brastemp, além de facilitar o dia a dia, economizam água e ajudam na preservação do meio ambiente São Paulo, 15 de março de 2011 – Lavar louça ou roupa à mão não são funções das mais apreciadas, além de estarem entre as atividades que normalmente mais gastam água na rotina de uma casa. Mas a maioria das pessoas não sabe qual é o consumo de água para estas duas ações. Em 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, um momento importante para refletir como estas atividades domésticas impactam no consumo desse recurso e, mais importante ainda, como os eletrodomésticos ajudam a reduzir este gasto, sendo mais sustentáveis. De acordo com dados da Sabesp (responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto do Estado de São Paulo), em apenas 15 minutos com a torneira parcialmente aberta, o gasto de água ao lavar louça à mão pode chegar a 120 litros em uma casa. Já no cuidado com as roupas no tanque, o consumo pode chegar a 280 litros se a torneira permanecer aberta pelo mesmo período.Porém, pequenas soluções para auxiliar no ritual doméstico podem mudar essa situação. Lavar roupas e louças fica muito mais prático e sustentável tendo como aliadas lava-louças e lavadoras que, além de facilitar a realização destas tarefas, reduzem o consumo de água. Um bom exemplo de economia é a lava-louças 8 Serviços da Brastemp. No ciclo normal de lavagem, o consumo é de até 20 litros de água, ou seja, seis vezes menos em comparação com a lavagem manual. Outra lava-louças que merece destaque é a Brastemp Gourmand. Moderna e sofisticada, a lavadora possui a função Sexto Sentido, que ajusta a quantidade de água de acordo com o nível de sujeira da louça. Uma ?forcinha? a mais na cozinha e para o planeta.Alguns modelos de lavadoras de roupas Brastemp e Consul também possuem funções específicas que permitem diminuir o consumo deste importante recurso natural. A lavadora Brastemp Ative! Sexto Sentido 9kg, por exemplo, possui o sistema Sexto Sentido, que ajusta sozinho o nível de água ideal para a quantidade de roupa a ser lavada. Da marca Consul, as lavadoras automáticas Floral (7kg), Maré (7,5kg) e Maré Super (10kg) possuem a função Nível Fácil que indica qual é a medida exata de água e sabão para evitar desperdícios. Além disso, a lavadora semi-automática Consul Violeta e Cônsul Jasmin 6Kg permitem o reaproveitamento de água para mais de uma lavagem ou até mesmo para fazer outros tipos de limpeza na residência. Para mais informações a respeito dos produtos Brastemp e Consul basta acessar www.brastemp.com.br ou www.consul.com.br. Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag. No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,3 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios. Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 222 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.399 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas. Sobre a Whirlpool CorporationA Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com. Sobre o 100º aniversário da Whirlpool CorporationFundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.