A Whirlpool Latin America promoveu uma série de mudanças na infraestrutura de sua Unidade em Manaus (AM) para receber a nova linha de produção de lava-louças, que entrou em operação neste mês.O objetivo foi contemplar os preceitos de sustentabilidade, alto nível de eficiência energética e gestão de materiais e resíduos, com a utilização de equipamentos automatizados, com componentes modernos e que fazem uso racional da energia elétrica.Segundo Evandro Cavalieri, gerente geral da planta, trata-se de um marco para a Unidade da Whirlpool de Manaus, ?Para manter nosso compromisso com a sustentabilidade, faremos uso eficiente da água. As novas tecnologias incorporadas à linha tornam possível a sua reutilização e a redução significativa de consumo de 75m³ para 5m³ por mês?. Além disso, a companhia é a única indústria instalada no Brasil a fabricar o produto com a utilização de 75% de componentes nacionais, desenvolvidos por 35 empresas parceiras, 22% delas presentes no Pólo Industrial de Manaus.As lava-louças produzidas pela Brastemp consomem, em média, de 12 a 20 litros de água em cada operação, comparados aos 40 litros utilizados na lavagem manual de pratos (considerando-se a mesma quantidade de louça). Com relação ao consumo de energia, utilizam 1,2kw/h, enquanto a lavagem manual com água quente gasta 2,4kw/h.Considerada uma das 20 empresas mais sustentáveis do Brasil, de acordo com a última edição do Guia Exame de Sustentabilidade, a Whirlpool investe continuamente em processos produtivos mais limpos e em produtos eficientes, minimizando impactos referentes ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos e efluentes. O aproveitamento da água da chuva, abundante, graças ao elevado índice pluviométrico da região, também faz parte dos planos da Unidade.A Unidade Manaus conta com 1800 colaboradores diretos, e é certificada pelo Sistema de Gestão Integrada (SGI) que a credencia com as normas ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança Ocupacional). A Consul, uma das marcas da Whirlpool Latin America no Brasil, trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, que oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias.Em Manaus, a Unidade conta com o Instituto Consulado da Mulher há três anos, assessorando 179 mulheres que já estão gerando renda, beneficiando 573 pessoas indiretamente. A renda média mensal dessas mulheres é de R$ 144,00, um aumento de 69% no rendimento das famílias em seis meses.Sobre a Whirlpool Latin AmericaLíder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração ? este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 15,1 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame ?As Melhores Empresas para Você Trabalhar? desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios.Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia ? incluindo gás e eletricidade ? em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos. Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas.Sobre a Whirlpool CorporationA Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com.Sobre o centésimo aniversário da Whirlpool CorporationFundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.